Náufrago: numa ilha deserta, na companhia de Wilson
Náufrago: filme dirigido por Robert Zemeckis A QUINTESSÊNCIA DO MERCHANDISING NO CINEMA Náufrago é um filme de sucesso. Estrondoso, aliás! Dirigido em 2000 por Robert Zemeckis, ele primeiro fez barulho nos cinemas, enfileirando espectadores na frente das bilheterias. Depois, continuou brilhando no videocassete. Depois, no DVD, na TV por assinatura, na TV aberta, nos serviços de streaming... Náufrago é cercado de sucesso por todos os lados e às vezes me pergunto: há algum vivente nesse planeta que ainda não tenha assistido a esse filme? Só se for algum sujeito isolado, sobrevivendo em algum lugar remoto e inacessível – com o perdão do trocadilho! Mas se ao invés disso resolvermos perguntar por que motivos esse filme chegou ao topo, as respostas virão certeiras: por causa do carisma de Tom Hanks, do marketing milionário, do merchandising das bolas de vôlei e empresas de entrega expressa, da simplicidade do roteiro, da temática rasa e popular, das velhas fórmulas consagradas e