Ella e John: um drama ao qual vale a pena assistir

Cena do filme Ella e JohnElla e John: filme dirigido por Paolo Virzì

NESSE ROAD MOVIE, OS VIAJANTES CARREGAM MUITA BAGAGEM

Atenção! O filme Ella e John, de 2017, contém cenas de velhice explicita! Nele, o casal Donald Sutherland e Helen Mirren esbanja charme, bom humor e a deliciosa inconsequência dos que estão no fim de uma vida bem vivida. Ele tem na cabeça tantas lembranças que já não sobra espaço para a memória recente. Ela tem senso prático, devoção e muita coragem para assumir o comando. Esse road movie de 2017 dirigido pelo italiano Paolo Virzì é agradável, sensível e tocante.
        Baseado num romance escrito por Michael Zadoorian, o filme encontra o casal Ella e John às portas de suas bodas de ouro. Viveram uma vida confortável, repleta de conquistas e realizações. Cultivaram muito amor e companheirismo. Ele é um especialista em literatura assolado pelo mal de Alzheimer. Ela, apesar de vívida e lúcida, amarga um câncer implacável. Mas ainda sobra ousadia para que o casal se meta em uma travessura: fogem dos filhos a bordo de trailer batizado de Leisure Seeker em direção à casa de Ernest Hemingway, ponto turístico na Flórida. A ideia é aproveitar o tempo que resta vivendo – e viver é assim mesmo: improvisos, surpresas, tomadas de decisões, apostas...
        Um trailer que já soma altíssima quilometragem, um projetor de slides apontado contra um lençol estendido no varal improvisado, um destino desimportante... O diretor Paolo Virzì se vale de um roteiro simples, mas muito bem escrito, para fazer a sua parte com competência. Sem se perder em metáforas e simbolismos, fala da vida conjugal de um casal maduro e longevo. E o faz criando uma atmosfera envolvente, com visual simples, mas verdadeiro. Encontrou a alma da história e extraiu dela uma grande dose de emoções e poesia.
        Donald Sutherland e Helen Mirren fazem todo o resto. Provocam risos, emocionam e nos fazem refletir o tempo todo. Aqui o espetáculo é deles! Convincentes e totalmente imersos em seus papéis, eles foram além da mera caracterização e se tornaram os próprios personagens. Livres para improvisar, cativam o espectador desde as primeiras cenas e nos conduzem para um final previsível – aquilo que todos nós, que estamos vivos, conseguimos prever.
        Ella e John é um filme sobre o amor. Sendo assim não poderia ser diferente: mistura comédia e tragédia, momentos dolorosos, situações tristes, rompantes de euforia... Divertido e emocionante, vale a pena conferir.

Resenha crítica do filme Ella e John

Data de produção: 2017
Direção: Paolo Virzì
Roteiro: Paolo Virzì,  Francesca Archibugi, Francesco Piccolo e Stephen Amidon
Elenco: Helen Mirren, Donald Sutherland, Christian McKay, Janel Moloney, Dana Ivey e Dick Gregory

Comentários

  1. Vi este filme no cineclube dos docentes da Unicamp. Simples e cativante com elenco de primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assisti a esse filme no streaming, onde é igualmente cativante!

      Excluir
  2. Lindo e humano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma mistura de drama e humor, como acontece na vida!

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema