Um Senhor Estagiário: ele tem muito o que ensinar e disposição para aprender

Cena do filme Um Senhor Estagiário
Um Senhor Estagiário: filme de Nancy Meyers

GRANDES ATORES, UM ROTEIRO LEVE E O FIRME PROPÓSITO DE DIVERTIR

Criativo, ousado, comunicativo, maduro e experiente. Esbanjando bons atributos, o septuagenário Robert De Niro conseguiu a vaga no site de e-commerce e a confiança de sua chefe, a radiante Anne Hathaway. Agora, ele se vê cercado de juventude e de bons motivos para continuar sendo o sujeito agradável no qual se tornou. Um Senhor Estagiário, filme de 2015 escrito e dirigido por Nancy Meyers, é uma comédia leve, despretensiosa e repleta de personagens adoráveis.
        Um Senhor Estagiário conta a história de Ben Whittaker (Robert DeNiro), um viúvo aposentado que não se rende à velhice e decide continuar produtivo profissionalmente. Quando encontra um anúncio do programa de estágio para a terceira idade oferecido pela loja virtual About The Fit, grava um vídeo e consegue a vaga. No seu novo trabalho, encontra-se cercado de jovens descolados, mas terá que trabalhar diretamente com a estressada Jules Ostin (Anne Hathaway), a talentosa e bem-sucedida proprietária do negócio, que só tem tempo para o trabalho. Passando por uma crise no casamento e sofrendo as dores do crescimento da empresa, Jules encontra apoio onde menos esperava: o velho e defasado estagiário, a quem começa subestimando, para depois perceber que tem motivos de sobra para admirá-lo.
        Nancy Meyers já realizou Alguém Tem que Ceder, O Amor Não Tira Férias, Do Que As Mulheres Gostam e Simplesmente Complicado, comédias românticas de sucesso que abraçam com propriedade os clichês do gênero. Ainda bem que ela repete a fórmula em Um Senhor Estagiário. Acertou na leveza e na disposição em oferecer entretenimento de qualidade. De novo ela se vale de dois atores de peso para encher a tela com carisma, mas é injusto dizer que os dois carregam o filme nas costas.
        A diretora sabe a quantidade exata de humor e drama que é preciso acrescentar num filme como esse e consegue impor o ritmo certo para que o espectador chegue no final sentindo aquele gostinho de quero mais. É uma cineasta autoral, que escreve os filmes que realiza e exibe um estilo próprio e destacado na indústria do cinema. Seus filmes sempre nos apresentam a personagens bem desenvolvidos e expõem seus relacionamentos na tela, valorizando a atmosfera contemporânea. Nancy Meyers tenta nos fazer gostar dos tipos que apresenta e nos envolve com suas histórias atribuladas.
        No processo de construção dos personagens, a diretora se vale de um artifício eficiente: a caracterização do ambiente em que cada um deles vive e atua. Seus cenários são espaços sempre bem decorados e muitas vezes funcionam como uma atração à parte. Veja por exemplo a casa de Jules Ostin em Um Senhor Estagiário. Como uma executiva ocupadíssima, mas endinheirada, ela certamente não tem tempo para decorar a casa. O que vemos são ambientes bem planejados, mas que transmite uma certa impessoalidade, já que devem ter sido planejados por profissionais contratados. Já na casa de Ben Whittaker, sentimos a forte presença da esposa que se foi. Na mobília, nas louças, cortinas e objetos que certamente não foram escolhidos e comprados pelo personagem.
        Um Senhor Estagiário é um filme onde o design de produção tem função narrativa e ajuda a contar a história de cada personagem. Nada de tramas complexas ou reviravoltas surpreendentes, ao invés disso vamos nos deparar com paletas de cores bem estudadas, figurinos impecáveis e cenários meticulosamente desenhados. O cinema de Nancy Meyers está centrado nos personagens e muito do que ele são conheceremos por meio do visual.

Resenha crítica do filme Um Senhor Estagiário

Data de produção: 2015
Direção: Nancy Meyers
Roteiro: Nancy Meyers
Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Adam DeVine, JoJo Kushner, Reid Scott, Zack Pearlman, Andrew Rannells, Anders Holm, Nat Wolff, Linda Lavin, Molly Bernard, Christina Schere e Christine Evangelista

Comentários

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema