Yellowstone: uma série destinada ao sucesso

Cena da série Yellowstone
Yellowstone: série dirigida por Taylor Sheridan

RENOVADO, O WESTERN GANHA UMA NOVA CHANCE

Eis aqui uma série de TV envolvente, realizada como um faroeste moderno, que resgata os melhores atributos do gênero e nos apresenta a personagens inesquecíveis. Trata-se de Yellowstone, um título no qual você já deve ter tropeçado enquanto fuçava os serviços de streaming. O que me fez dar o play sem pestanejar foi a presença de um nome importante: o de... Taylor Sheridan! Talvez você esperasse que o nome citado fosse o de Kevin Costner, astro do primeiro time de Hollywood que encabeça o elenco, mas como cinéfilo interessado em esmiuçar a arte da escrita, fiquei empolgado quando vi o nome do diretor e roteirista imperando nos créditos.
        Se você ainda não associou o nome à figura, lembro que Taylor Sheridan é o autor de três roteiros de grande sucesso nas bilheterias: Sicario: Terra de Ninguém, A Qualquer Custo e Terra Selvagem. Seu estilo enxuto e objetivo, centrado em personagens que se revelam por meio de diálogos afiadíssimos, conquistou o público e abriu caminho para aquilo que a indústria do cinema já ousa rotular como a renovação do western. De ator circunscrito a papéis secundários, saltou para o cargo de roteirista disputado e depois para o de diretor com faro para os negócios.
        Yellowstone foi concebida por Taylor Sheridan para ser um longa-metragem, mas terminou viabilizada como série com a ajuda do produtor John Linson. Foi lançada em 2018 e já está em sua quinta temporada, totalizando 47 episódios. O sucesso de público tem sido retumbante e a série não pára de ganhar audiência, não só entre os admiradores do western, mas também entre aqueles que fazem questão de acompanhar uma boa história bem contada.
        O viés conservador fica claro desde o início. O que vamos acompanhar é a saga de uma família tradicional no estado de Montana, que fará de tudo – tudo mesmo! – para preservar as terras conquistadas por seus antepassados e que se tornaram objeto de cobiça de toda sorte de patifes: homens de negócio inescrupulosos da costa leste, espertinhos progressistas da costa oeste, ambientalistas a soldo de consórcios políticos, corporações poderosas com sede de poder. Todos jogarão sujo, com a máxima deslealdade. Em contrapartida, a família Dutton revidará cada golpe, buscando forças nos valores que defendem há 150 anos e que compartilham com toda a comunidade.
        Comandado por John Dutton (Kevin Costner), o rancho Yellowstone é o maior dos Estados Unidos – uma vastidão de terras que muitos gostariam de ver divididas. Vizinho de uma reserva indígena e de um parque nacional, o rancho sofre ataques de todos os tipos: os legais, daqueles que tentam usar a máquina do estado para promover desapropriações, e os ilegais, de gente que não se importa de invadir, envenenar a água, matar o gado... Jamie (Wes Bentley) o filho advogado, dá conta dos engravatados. Kayce (Luke Grimes), o filho veterano de guerra e Rip (Cole Hauser), o leal capataz, dão conta dos violentos e abusados. Mas é Beth (Kelly Reily), a filha vulcânica e predadora, quem desequilibra o jogo em favor dos Dutton, com sua sagacidade e suas habilidades no mundo dos negócios.
        Violência, artimanhas, tramoias e mais violência. Como cabe em um bom western, Yellowstone mostrará o confronto entre os leais e os covardes, entre os bravos e os patifes. E como também cabe em um bom western, a série não deixará de apresentar romances, encontros, despedidas, dramas familiares, dilemas morais... e muita música country! Veremos um mundo habitado por cowboys e por sujeitos urbanos, por gente moderna e famílias tradicionais, por ricos e pobres, por foras da lei e por interessados em fazer justiça. Filmada em locações em Montana e no Texas, a série também encantará pela exuberância das paisagens.
        O que chama a atenção em Yellowstone é o caráter autoral da sua narrativa. A história foi toda criada na mente de Taylor Sheridan e é ele quem assume a escrita de cada episódio. É claro que os produtores tentaram tomar o controle. Ainda quando era apenas um projeto em desenvolvimento na HBO, os executivos tentaram arregimentar um time de roteiristas, nos moldes do que a indústria vem praticando com sucesso há anos, em séries como Breaking Bad – lá, Vince Gilligan liderou uma orquestra de escritores afinados. Aqui, porém, Sheridan não arredou pé. Agarrou o controle criativo com unhas e dentes e preferiu encontrar um novo estúdio. Associou-se à Paramount e seguiu como dono da bola. Jogou tão bem que a série explodiu em sucesso. Tanto é que outras duas séries foram criadas a partir dessa: 1883 e 1923, ambas realizadas como prelúdio de Yellowstone, narrando a saga dos antepassados da família Dutton.
        O cinéfilo atento prestará especial atenção às linhas de diálogo e ao encadeamento ágil das cenas, sempre com pontos de virada pertinentes e precisos. Essa é a marca registrada de Taylor Sheridan, que sabe como poucos expressar os sentimentos de personagens fortes e embrutecidos. É que ele conhece o assunto! Cresceu no Texas e vivenciou de perto o mundo dos cowboys. Apaixonado por cavalos, ele se sente em casa na hora de escrever os roteiros e também de atuar: criou um ponta onde pode usar suas habilidades. É ele quem interpreta o negociador de cavalos Travis.
        Para concluir, quero lembrar que no caso de Yellowstone, a mistura entre realidade e ficção ficou um pouco mais embaralhada na medida em que suas cinco temporadas foram sendo realizadas. Taylor Sheridan decidiu incluir um elemento realista na história: o rancho 6666, o maior do Texas, que em determinado momento passa a fazer negócios com o rancho Yellowstone, que é fictício. Isso trouxe maior dose de verossimilhança à série. Porém, a proprietária do rancho 6666, que viu com bons olhos a oportunidade de promover seus negócios por meio da série de TV, veio a falecer. Por obra do destino, uma proposta de aquisição caiu de bandeja nas mãos de Sheridan, que não perdeu a chance: comprou o rancho 6666! Ou seja, agora ele é o proprietário de um dos maiores ranchos dos Estados Unidos e está tendo que se desdobrar para manter a integridade de uma propriedade imensa, que muitos adorariam ver dividida! Na vida, como na arte...

Resenha crítica da série Yellowstone

Ano de produção: 2018
Direção: Taylor Sheridan
Roteiro: Taylor Sheridan
Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly, Wes Bentley, Cole Hauser, Kelsey Asbille, Brecken Merrill, Jefferson White, Danny Huston, Gil Birmingham, Forrie J. Smith, Denim Richards, Ian Bohen, Finn Little e Ryan Bingham

Comentários

  1. Sou do tipo que prefere ver a série a história se passa por episódio e não sequência, faz mais ou menos de um ano que eu reparei essa série, mas não quis, mas ao ler esse artigo resolvi assisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série está angariando público desde 2018. Também só decidi assistir recentemente e virei cliente cativo. Vale a pena conferir.

      Excluir
  2. É uma série muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito boa e ousada. Cutuca em assuntos polêmicos e se destaca pelo texto impecável.

      Excluir
  3. Taylor sheridan provou que é um dos melhores roteiristas da atualidade. Misturou prazer com trabalho. Vale também mencionar outra obra dele : fez Stallone ser um ator de verdade no cativante Tulsa King, outra série de sucesso que se curte com muitas gargalhadas com doses de suspense, violência, humor, drama e reflexão sobre nossa atualidade. Sem o clima pesado de yellowstone. Dê uma conferida, é realmente um produto de TV muito bem acabado com uma trilha sonora soberba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Alexander, obrigado pela dica. Vou conferir com certeza. Taylor Sheridan é um dos grandes roteiristas da atualidade e acompanho seu trabalho com atenção. Abraço!

      Excluir
  4. Realmente é uma série espetacular, com diálogos enxutos e inteligentes. Adoro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei mal acostumado com tantas linhas de diálogo afiadas. Chego a perder a paciência com filmes escritos com precariedade.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema