Nunca Deixe de Lembrar: encontrando na arte o significado da vida

Cena do filme Nunca Deixe de Lembrar
Nunca Deixe de Lembrar: dirigido por Florian Henckel von Bonnersmarck

PARA QUEM GOSTA DE OUVIR SOBRE ARTE E ARTISTAS

– O que você quer ser quando crescer? – Na infância, todos ouvimos essa pergunta impertinente e cruel. Quem a faz quase nunca tem interesse real na resposta, quer apenas instigar. Colocar a criança no seu devido patamar de baixa maturidade. Jogar lá para o futuro a possibilidade de ter alguma relevância. Incutir nela a noção de que precisará ser algo diferente do que já é.
        No filme Nunca Deixe de Lembrar, de 2018, escrito e dirigido pelo alemão Florian Henckel von Donnersmarck, essa pergunta não é pronunciada, mas é como se o protagonista tentasse respondê-la o tempo todo. O diretor costurou sua história inspirado na vida do conceituado artista plástico Gerhard Richter, que nasceu na Alemanha nazista, cresceu na Alemanha Oriental e fugiu do comunismo para fazer sucesso no ocidente. Para tanto, Von Donnersmarck criou o personagem Kurt Barnert e o dotou com igual senso de observação, paciência, tranquilidade e gosto pelo silêncio, atributos cultivados pelo personagem no qual se baseou.
        Dos primeiros contatos com a arte, ainda na infância e em meio aos horrores da guerra, até a consagração do artista, passam-se décadas turbulentas. A perda trágica da tia admirada e inspiradora, o período de estudos na escola de belas artes, o romance com a filha de um médico arrogante, com passado nazista e uma prepotência sufocante... O filme Nunca Deixe de Lembrar se estende por três horas e oito minutos, mas segue num ritmo tão bem conduzido que não cansa o espectador.
        O ator Tom Schilling, na pele de Kurt Barnert, ancora sua interpretação no olhar sempre angustiado e nas microexpressões, deixando claro que não é fácil penetrar na mente de um artista fustigado. Paula Beer, no papel da filha do médico, é puro encanto e doçura. Sabe jogar lenha na fogueira romântica que em vários momentos ilumina o filme. Sebastian Koch convence, interpretando o pai nazista que se converte ao comunismo e ganha poder suficiente para atormentar a vida do artista. O elenco afinado responde aos comandos seguros de Von Donnersmarck, o diretor que venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2007 por A Vida dos Outros.
        Nunca Deixe de Lembrar é, portanto, um ótimo filme. A fotografia sempre bem iluminada de Caleb Deschanel, com seus enquadramentos belos e formais, é deslumbrante – e não poderia ser diferente, em se tratando de um filme sobre artes visuais. A ótima trilha sonora não pode ser esquecida. Foi composta por Max Richter, também responsável pela música de No Escuro da Floresta, filme da diretora canadense Patricia Rozena. Os cenários e locações bem escolhidos, os figurinos perfeitos, os elegantes objetos de cena, as obras de arte vistosas... Não há dúvidas: estamos diante de uma produção cara e cuidadosa, à altura de um grande filme de época.
        Em Nunca Deixe de Lembrar, a narrativa não se perde nos floreios ou excessos. Os flashbacks são pertinentes e ajudam a desenvolver subtramas essenciais na construção do protagonista. O diretor em momento algum esquece qual é o foco dramático do seu filme: a trajetória de um artista em busca da própria voz, que guarda um sentimento inexplicável – e definidor – de profundo amor pela arte. Mas antes de ser artista, o garoto precisa se tornar homem, viver, amar, sofrer, lutar, aprender...  Conjugar diferentes papéis até que finalmente possa se olhar no espelho e se reconhecer como artista.
        O protagonista Kurt Barnert passa boa parte da história ocupado com... a vida! Uma vida feita de encontros e desencontros, de felicidades e coincidências incríveis, de sofrimentos e reviravoltas. Sabe que um artista é o que vive, por isso segue no seu ritmo, com calma, paciência e olhar observador. Parece imune às pressões para ser criativo, revolucionário, carismático, ter opinião sobre tudo... A sua busca é interna e só saberemos que ele encontrou algo relevante quando finalmente o vemos se expressar por meio da sua arte.
        Nunca Deixe de Lembrar não está interessado em discutir pontos de vista, retratar mazelas políticas ou dar lições de história. Contenta-se em narrar a trajetória de um sujeito talentoso, que atravessa a vida tentando encontrar a resposta para uma pergunta que o atormenta desde garoto. Será que ele a encontra?
        Não vou dar spoilers. Mas nem é preciso! Basta uma rápida pesquisa na internet para descobrir que as obras de Gerhard Richter, artista que inspirou o filme, alcançam valores estratosféricos no mercado de arte.

Resenha crítica do filme Nunca Deixe de Lembrar

Data de produção: 2019
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
Elenco: Tom Schilling, Cai Cohrs, Sebastian Koch, Paula Beer, Saskia Rosendahl, Oliver Masucci, Hanno Koffler, Evgeniy Sidikhin, Jörg Schüttauf, Jeanette Hain, Hans-Uwe Bauer, Ina Weisse, Lars Eidinger, Johanna Gastdorf, David Schütter, Franz Pätzold, Jonas Dassler, Jacob Matschenz, Florian Bartholomäi, Ben Becker, Rainer Bock e Hinnerk Schönemann

Comentários

  1. Valeu pela dica Fábio. Vamos procurar. Depois compartilho com você o que achamos. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um filme que vale a pena, Jorge. Acho que vocês vão gostar. Abraços!

      Excluir
  2. Nossa, eu gostaria muito de assistir a este filme... Vou ver se acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Jane, deve estar disponível no streaming da HBO. Pelo foi lá que assisti.

      Excluir
  3. Oi Fabio, não tem como não querer assistir, depois da tua resenha. Mas não tem em streaming, né? Aliás, vc bem q podia fazer uma seleção do que tem de bom em Netflix, Amazon, etc. Que tal? Bjs. Adoro tuas críticas!

    ResponderExcluir
  4. Ops!, agora q li o comentário anterior. Respondida minha pergunta. Mas fica pendente a sugestão. Rsrs

    ResponderExcluir
  5. Quero assistir, preciso descobrir como!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi este filme disponível em vários serviços de streaming.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema