No Escuro da Floresta: Vai muito além do apocalipse!

Cena do filme No Escuro da Floresta
No Escuro da Floresta: filme dirigido por Patricia Rozema

O APOCALIPSE SE TORNA INTIMISTA AO GANHAR UM TOQUE FEMININO

– Não dá pra se guiar pela sinopse. Esse filme é muito melhor do que dizem – reclamou Ludy, apertando o passo para ultrapassar o casal de idosos à nossa frente. Enquanto a seguia pela pista movimentada do parque, retruquei:
        – Ah, mas pense que é difícil resumir um filme inteiro em pouquíssimas palavras. Ainda mais um tão denso!
        – Não tem desculpa! Quem escreve essas sinopses só pode ser um estagiário!
        Minha mulher estava indignada. Por pouco deixamos de assistir ao filme No Escuro da Floresta, escrito e dirigido em 2016 pela canadense Patricia Rozema. Classificado no serviço de streaming como drama e descrito rapidamente como um filme pós-apocalíptico, não causou empolgação quando nos deparamos com ele na lista de sugestões. O que me motivou mesmo foi a capa do filme, ilustrada com a foto de Ellen Page e Evan Rachel Wood, duas atrizes conhecidas de outras produções de qualidade.
        Ainda bem que apertei o play! O filme conquista logo de cara com a música de Max Richter, compositor alemão autor da trilha sonora. As cenas sempre muito iluminadas, a ambientação calorosa e aconchegante e os belos cenários internos e externos ajudam a caracterizar os personagens já no começo. Somos apresentados a uma família estruturada que, apesar de viver isolada na floresta, desfruta de conforto e tecnologia.
        Mas, em No Escuro da Floresta, estamos sempre esperando pelo pior. O incidente apocalíptico, que acaba com a energia elétrica no mundo inteiro, ocorre logo nas primeiras cenas. As complicações que ele gera vão crescendo ao longo de todo o filme, juntamente com os personagens! Vemos a trajetória de amadurecimento e transformações das duas irmãs protagonistas, enquanto são obrigadas a superar dificuldades previsíveis e inevitáveis.
        Tristeza, tensão constante, desesperança, desorientação… As enxurradas de emoções vão se sucedendo, uma após outra. Mas o que nos surpreende é a objetividade com a qual a diretora encara sua missão: revelar as diversas camadas psicológicas das duas irmãs, para que elas se conheçam mutuamente, para que nós possamos conhecê-las por inteiro.
        Para contar essa história de superação, a diretora Patricia Rozema se vale de recursos já consolidados no cinema, mas não de forma estereotipada. A deterioração da bela casa onde vivem surge como símbolo do mundo interno, marcando a necessidade de desconstruí-lo e reconstruí-lo. A janelas enormes e transparentes, que deixam o interior da casa sempre visível – e vulnerável – também permitem entrever na paisagem lá de fora, os perigos iminentes que podem se materializar sem aviso.
        O filme segue num bom ritmo até o final, pontuado pela trilha sonora evocada nos momentos certos. Quem esperava por cenas de catástrofes, zumbis apocalípticos ou lutas insanas pela sobrevivência, termina frustrado. Mas quem gosta de filmes intimistas, dedicado a narrar as transformações dos personagens diante das suas escolhas, veio ao lugar certo!
        Quanto a mim, fui tocado pelo elemento feminino que impera no filme. Sim, o filme No Escuro da Floresta é sobre mulheres, feito por mulheres e voltado para... todo mundo! Há um ritmo, uma atmosfera, uma atitude narrativa que só poderiam ter sido adequadamente conduzidos por mulheres. Acho difícil que um homem reúna a sensibilidade necessária para realizar um tal filme. Não é uma questão de competência. É de vivência, mesmo! Um diretor, partindo do mesmo enredo, teria realizado um filme diferente.
        Para mim, No Escuro da Floresta abriu uma janela, através da qual tive a oportunidade de espiar um pouco do universo feminino. A índole de cuidar e manter em ordem os elementos que sustentam a vida e a saúde; a vulnerabilidade imensa e o seu oposto exato, a força assombrosa, que advêm da capacidade de ser mãe; a sensibilidade estética determinando a atitude diante do mundo; está tudo lá!
        Foram essas impressões nítidas, mas difíceis de pôr em palavras, que tentei explicar para Ludy. Ela não havia se atentado para esses detalhes, afinal, como mulher, acolheu-as com naturalidade durante o filme. Ao invés disso deixou-se emocionar pelas dificuldades e percalços das protagonistas e sobretudo pela incômoda atmosfera de tensão que se respira do começo ao fim.
        Na segunda volta pelo parque, ainda estávamos falando sobre o filme. Que bom que decidimos clicar no play

Resenha crítica do filme No Escuro da Floresta

Data de produção: 2016