Um Homem de Sorte: adaptação competente de um Nobel de Literatura

Cena do filme Um Homem de Sorte
Um Homem de Sorte: filme dirigido por Bille August

UM DIRETOR COMPETENTE, CRIANDO FORA DOS PADRÕES DE HOLLYWOOD

 Ah, já vi esse filme! É aquele do soldado que encontra a foto de uma garota e quando volta da guerra sai à procura dela...
        
 Não, não! Esse tem o mesmo título, mas é um outro homem de sorte. Foi realizado na Dinamarca.
        
 E pode isso? Dois filmes com o mesmo nome?
        A pergunta de Ludy foi pertinente, mas não encontrei uma resposta apropriada. Apenas dei de ombros. Em poucos minutos estávamos, minha mulher e eu, assistindo ao filme dinamarquês Um Homem de Sorte, com os olhos tão fixos na tela que esquecemos o assunto do título. E ficamos, minha mulher e eu, tão concentrados que sequer vimos passar suas 2 horas e 47 minutos de duração.
        Escrito, dirigido e estrelado por gente desconhecida para nós, brasileiros, Um Homem de Sorte impressiona. Primeiro, pelo espetáculo visual que proporciona. Retratando a Dinamarca do final do século XIX, a direção de arte emana bom gosto e sofisticação. Os figurinos e os cenários são exuberantes. A fotografia se esbalda numa luminosidade natural e límpida. Os planos abertos são sempre generosos e nos deixam apreciar o melhor das paisagens nórdicas.
        O texto é bem escrito e o roteiro ágil vai desfiando uma história envolvente, contada de forma linear, com muita precisão. Em Um Homem de Sorte as cenas nunca são longas demais e nenhuma delas está ali para tapar buracos. Não há a necessidade de criar suspense, nem de criar clima de mistério por meio da omissão de informações que deveriam chegar ao espectador. Tudo o que temos é um personagem, suas escolhas e as consequências dos seus atos.
        E que personagem! Um Homem de Sorte conta a história de Per Sidenius, o sortudo do título, que deixa a cidade natal no interior da Dinamarca – e a família ultra-religiosa liderada por um pai fanático – para estudar engenharia em Copenhague. Criativo e genial, em pouco tempo está às voltas com projetos megalômanos e seus financiadores multimilionários, que lhe trazem ascensão social e prestígio. Ao redor dele orbitam personagens os mais diferentes, e começa a se costurar uma trama densa, convincente e dramática. Romances, frustrações, trabalho intenso, obstinação, orgulho, valores éticos... Sortudos somos nós, que podemos ter um excelente vislumbre de um personagem tão multifacetado.
        Ao realizar Um Homem de Sorte, o diretor e roteirista Bille August é de uma competência notável. Sempre sabe onde colocar sua câmera para captar as expressões certas nas horas certas. Tem perfeito controle da mis-em-scène e não deixa que a narrativa se arreste desnecessariamente. Realiza um cinema transparente, ocultando de nós o aparato cinematográfico do qual se vale. Prefere colocar todos os recursos à serviço dos atores, que, encabeçados pelo excelente Esben Smed, passam muito bem o recado.
        Um Homem de Sorte me deixou de queixo caído. Fui pego de surpresa pois nada sabia sobre o personagem e seu contexto. Tive que singrar a internet para me informar – ah, se não fosse a internet! Descobri que o diretor Bille August baseou seu roteiro no livro intitulado Lykke-Per (O Sortudo Per), escrito pelo dinamarquês Henrik Pontoppidan, nada menos do que o vencedor do Nobel de Literatura de 1917. Trata-se de um dos mais importantes escritores do seu país, que fez sucesso com esse romance, inspirado em parte na sua própria biografia e em parte no desejo de expressar sua crença nas ideias liberais e no individualismo.
        Mas voltemos ao filme Um Homem de Sorte! Como qualquer espectador, fui inspirado pelo seu título. Segui Per Sidenius com entusiasmo, certo de que presenciaria sua trajetória rumo ao sucesso. Na medida em que os percalços foram aparecendo e sendo vencidos com tenacidade, minha crença no personagem só aumentou. Mas, quando os dilemas morais e éticos passam a se interpor e o ambicioso engenheiro se mostra por inteiro, seu universo interno se revela complexo, por vezes incompreensível, tristemente perturbado. Não é um homem raso e superficial. Não merece o apelido que lhe trouxe notoriedade – sortudo, aliás, é algo depreciativo para alguém que, como ele, acredita tão somente na própria capacidade e na força de realização.
        O cinema de primeira qualidade que tive a oportunidade de apreciar em Um Homem de Sorte fez com que esquecesse de um detalhe crucial: trata-se de um filme dinamarquês, realizado sem a preocupação de seguir os padrões hollywoodianos. Assim, o expectador pode – e deve – esperar qualquer desfecho. É isso que nos leva a passar três horas com os olhos grudados na tela.
Link para o vídeo sobre o filme Um Homem de Sorte

Assista ao vídeo no YouTube

Resenha crítica do filme Um Homem de Sorte

Ano de produção: 2018
Diretor: Bille August
Roteiro: Bille August e Anders August
Elenco: Esben Smed, Katrine Greis-Rosenthal, Benjamin Kitter, Julie Christiansen, Tommy Kenter, Sophie-Marie Jeppesen, Tammi Øst, Rasmus Bjerg, Sara Viktoria Bjerregaard, Elsebeth Steentofts, Anders Hove e Jens Albinus

Comentários

  1. Excelente crônica!! Sua acuidade para os diversos aspectos dos filmes que você comenta é um deleite para os cinéfilos. Mesmo para mim, uma cinéfila de araque! Rsrsrs... Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jane! É muito bom poder compartilhar ideias com gente que gosta de cinema. Muito obrigado pelo incentivo!!!!

      Excluir
  2. Simplesmente algo para a gente descobrir e degustar fora dos padrões convencionais. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Chico. Esse film dinamarquês não tem compromissos com o padrão Hollywoodiano de fazer cinema.

      Excluir
  3. Realmente como você disse, o filme é tão gostoso de assistir que nem percebemos que ele dura quase três horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Priscila Farias. E se você considerar que o final foge aos padrões hollywoodianos, onde as histórias sempre acabam bem, esse efeito é ainda mais surpreendente.

      Excluir
  4. Obrigado por mais essa crônica Senhor Fábio. Escreve tão bem, consegue prender nossa atenção de modo leve, com frases curtas, mas dotadas de muita sensibilidade. Gosto muito de sua escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Jadilson, muito obrigado por esse importante feedback. Fico motivado para continuar escrevendo!!!! Valeu!

      Excluir
  5. Filme magnífico! Gostaria de saber o nome da música que foi usada como trilha Ahhh e os comentários acompanham a qualidade fo filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Quanto à trilha sonora, o tema principal composto especialmente para o filme é assinado por Lorenz Dangel.

      Excluir
  6. Renata Gonçalves28/08/2023, 00:15

    Assisti a esse filme recentemente, realmente é diferente das produções Hollywoodianas. Parabéns pela página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Renata, muito obrigado! É ótimo poder compartilhar informações e também, é claro, a paixão pelo cinema.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema