O Quarto de Jack: ficção e cinema de qualidade

O Quarto de Jack: filme dirigido por Lenny Abrahamson

UMA HISTÓRIA FICTÍCIA, COM PERSONAGENS REALISTAS

Em O quarto de Jack, filme de 2015 dirigido por Lenny Abrahamson, tudo o que precisamos saber é que Jack já tem cinco anos e está sendo criado pela mãe num minúsculo quarto sem janelas. Ele nasceu no cativeiro depois que ela foi sequestrada e submetida a estupros frequentes. Mas o monstruoso sequestrador não tem vez nesse filme. A coragem da mãe, sua capacidade de superação e o sentimento materno que a guia são os motores da história.
        O Quarto de Jack nasceu de um livro escrito com talento e imaginação pela irlandesa Emma Donoghue. É uma obra fictícia, que nos traz uma história perturbadora, porque parte de eventos terríveis que só a maldade humana pode conceber. É também uma história envolvente, porque contada pelo ponto de vista de uma criança inocente, protegida por uma mãe que ama imensamente.
        O roteiro para o cinema foi adaptado pela própria Emma Donoghue. Com sua ajuda, o diretor Lenny Abrahamson criou um universo visual meticuloso, claustrofóbico, mas criativo. Mostrou sensibilidade e delicadeza na hora de lidar com o universo do garoto e revelou senso de ritmo e habilidade para gerar tensão e suspense.
        Como Joy, a mãe sequestrada, Brie Larson foi tão visceral que venceu o Oscar de melhor atriz em 2016. Como o garoto de 5 anos, cujo mundo cabia num minúsculo quarto, Jacob Tremblay foi encantador. Esse filme imperdível é tenso, realista, comovente e poético.
        A luminosidade de Jack, sua criatividade e sua curiosidade em conhecer o mundo é o que nos faz torcer por ele. E como torcemos! Há muita tensão em O Quarto do Jack, mas também há cinema de qualidade, do começo ao fim!


Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.



Filme: O Quarto de Jack


Data de produção: 2015
Direção: Lenny Abrahamson
Roteiro: Emma Donoghue
Elenco: Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, Sean Bridgers e William H. Macy

Comentários

Leia também: