O Dia do Atentado: história real do ataque à maratona de Boston

Cena do filme O Dia do AtentadoO O Dia do Atentado: filme dirigido por Peter Berg

O DRAMA REAL REGISTRADO PELA MÍDIA GANHA DIMENSÕES HUMANAS NO CINEMA

As imagens das bombas caseiras explodindo durante a maratona de Boston, em 2013, chocaram o mundo. O ato insano fez vítimas inocentes e deixou uma história que precisava ser contada. O filme O Dia do Atentado, dirigido em 2016 por Peter Berg, faz isso com agilidade e sem firulas. A equipe de roteiristas escavou os acontecimentos, resgatou os personagens reais e inventou alguns outros, dramatizando os fatos que o grande público só havia acompanhado em partes pela imprensa.
        A parceria entre Peter Berg e Mark Wahlberg vem rendendo vários filmes de ação com sucesso de público. Aqui o diretor mostra que é especialista em contar histórias baseadas em fatos, mas sem exagerar na ação desenfreada. Já o ator convence nos papéis que desempenha.
        Inicialmente, o filme O Dia do Atentado nos apresenta personagens comuns, que normalmente não encontramos num thriller de Peter Berg. Depois nos mostra os terroristas entretidos com os preparativos. A atenção do espectador – e a tensão – é toda para o momento do atentado, recriado com perfeição. A partir daí vemos o sargento da polícia de Boston Tommy Saunders (Mark Wahlberg), envolvendo-se com as investigações do FBI, comandadas pelo agente Richard Deslauries (Kevin Bacon). O comissário da polícia, o prefeito, o governador, o presidente e toda a cidade de Boston viram personagens, dedicados a identificar, localizar e neutralizar os terroristas, para evitar novos atentados.
       Para o filme O Dia do Atentado, os realizadores organizam os fatos de forma linear, mostrando as ações e reações dos terroristas, o drama humano dos inocentes vitimados e o esforço das autoridades atordoadas, mas empenhadas em cumprir seu dever. Nas mãos de um diretor com vocação para desvendar as camadas psicológicas dos personagens, uma tal história já renderia um filme tenso e emotivo. Mas nas mãos de Peter Berg ela foi lavada além, virou também um thriller com cenas repletas de ação e suspense.
        É preciso ressaltar as ótimas atuações de Alex Wolff, J. K. Simmons, John Goodman, Kevin Bacon e Michelle Monaghan, que conseguiram nos dar uma visão crível do que foi a caçada aos terroristas e ressaltou o tamanho do impacto emocional que os eventos tiveram sobre a cidade e sobre os americanos. Vale a pena conferir o filme O Dia do Atentado!

Resenha crítica do filme O Dia do Atentado

Data de produção: 2016
Direção: Peter Berg
Roteiro: Peter Berg, Matt Cook e Joshua Zetumer
Elenco: Mark Wahlberg, Alex Wolf, Kevin Bacon e Michelle Monaghan

Comentários

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema