Ventos da Liberdade

ELES JÁ PERDERAM A LIBERDADE. AGORA, JÁ NÃO TÊM MAIS NADA A PERDER!


Ventos da Liberdade: filme dirigido por Michael Herbig

Para fugir do comunismo asfixiante da Alemanha Oriental, duas famílias armam um plano desesperado: por um ano e meio trabalham em segredo construindo um balão caseiro que os levará por sobre a fronteira ultravigiada. Porém, o aparato estatal não poupa recursos para impedi-las. Em Ventos da Liberdade, filme de 2018 escrito e dirigido por Michael Herbig, o clima de suspense é de deixar inquieto na poltrona. Nessa história real, a fúria totalitarista é surreal!
------------------------------
A história de Peter Strelzyk e Günter Wetzel é conhecida. Na Alemanha Oriental, um era mecânico e eletricista, o outro, pedreiro. Em 1978 ambos envolveram suas famílias num plano ousado: deixar tudo para trás e escapar para o ocidente num frágil balão de ar quente caseiro. Essa história real, repleta de elementos dramáticos, atos desesperados e lances de sorte, rendeu nas mãos do diretor Michael Herbig um filme eletrizante.

Para contar como as duas famílias uniram esforços e trabalharam na surdina, enganando a Stasi – a temida polícia secreta – e também os incontáveis dedos-duros que os vigiavam, o diretor optou por seguir um roteiro simples, mas bem construído. Privilegiou o suspense e manteve o foco na ação externa, evitando se aprofundar no drama psicológico dos personagens.

Tecnicamente bem realizado, Ventos da Liberdade é um filme onde a direção, a edição e o ritmo – conduzido por uma ótima trilha sonora – são os elementos mais importantes. O trabalho dos atores ficou prejudicado em algumas cenas, onde faltou profundidade emocional embasada por um texto melhor elaborado. Mas é preciso que se diga: a história é bem contada.

É incrível como naquele verão de 1979 o estado comunista da Alemanha Oriental despendeu vultosos recursos, humanos e financeiros, apenas para impedir que oitos pessoas, entre adultos e crianças, atravessassem a fronteira e ganhassem a liberdade. Dez anos depois, o muro de Berlim cairia, fazendo com que essa história ficasse ainda mais absurda!



Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


 

Filme: Ventos da Liberdade


Ano de produção: 2018
Direção: Michael Herbig
Roteiro: Michael Herbig
Elenco: Alicia von Rittberg, David Kross, Friedrich Mücke, Karoline Schuch, Thomas Kretschmann, Christian Näthe, Emily Kusche, Jonas Holdenrieder, Sebastian Hülk, Till Patz, Tilman Döbler e Ulrich Brandhoff

Comentários

Leia também: