O Fabuloso Destino de Amélie Poulin: é uma comédia divertida, mas o tema é a solidão

Cena do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin
O Fabuloso Destino de Amélie Poulin: filme dirigido por  Jean-Pierre Jeunet

É FABULOSO O QUE UMA GAROTA SOLITÁRIA E INVENTIVA É CAPAZ DE VIVER EM PARIS

Perguntei à minha mulher qual era, afinal, o tema do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin. Surpresa com o meu interesse, ela foi logo avisando:
        – É comédia, mas tem romance, um pouco de drama... Assisto de novo com você!
        Ludy detesta repetir filmes. Para se dispor a ver novamente, é porque gostou muito. E se ela gostou... Tratei de conferir. Esse filme francês é de 2001, mas de tão conservado, poderia ser deste ano. Nas mãos do diretor Jean-Pierre Jeunet, o roteiro de Guillaume Laurant ganhou uma atmosfera mágica e algo fantasiosa, com pitadas generosas de bom humor. É leve, envolvente, ágil e divertido, mas o que primeiro salta aos olhos é a direção de arte. Já no início percebemos nele a sensibilidade artística que o cinema francês tanto valoriza. Mérito do diretor e da designer de produção Aline Bonetto.
        A cada sequência nos deparamos com lindos cenários, figurinos impecáveis e objetos de cena bem desenhados. Tudo em seu devido lugar, com as cores certas, na textura apropriada, na proporção ideal... Um cuidadoso trabalho, como não encontramos com frequência nem mesmo nas produções hollywoodianas. A trilha sonora, criada pelo compositor e multi-instrumentista Yann Tiersen a partir de diversas canções de sua autoria, é tão envolvente que nos transporta instantaneamente para Paris.
    Ah... Em certos momentos chegamos a duvidar de que a Paris, captada pelas lentes do diretor de fotografia Bruno Delbonnel em cores tão vivas e saturadas, possa de fato existir. Então, nos lembramos de que todos conhecemos essa cidade vibrante, charmosa e cosmopolita – mesmo aqueles que jamais moraram por lá, ou sequer passearam como turista conhecem a cidade. Sim, Paris existe no imaginário de todo espectador e no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin ela se exibe com seu imenso poder de sedução.
        Quem lê essas palavras escritas com inegável empolgação pode concluir que o filme não passa de um apanhado de belas imagens e canções. Nada disso! A estética do diretor Jean-Pierre Jeunet se desenvolve com fluência pelo campo visual, mas está ancorada em uma narrativa sólida e criativa. Valendo-se de um narrador onisciente, ele segue um texto muito bem escrito e alcança, em vários momentos, um resultado ao nível do poético.
        Porém, o mais importante é que o diretor tem uma boa história para contar. Uma história singela, é verdade, mas cativante! O filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin é sobre Amélie (Audrey Tautou), uma jovem encantadora, criativa e... solitária! Para revelar seu fabuloso destino, começa pela infância, quando é diagnosticada com um suposto problema cardíaco. A menina é criada em isolamento e alfabetizada em casa pela mãe – que morre em circunstâncias tragicômicas. Agora, na juventude, trabalhando como garçonete no charmoso bairro de Montmartre, Amélie descobre sua vocação para observar as pessoas, compreendê-las em seus pormenores e descobrir como ajudá-las. Encontra aí um sentido para a vida e passa a realizar pequenos gestos de altruísmo – executando planos tão mirabolantes quando engraçados.
        Amélie quer o que todos perseguem: encontrar um amor, viver momentos de felicidade, sentir-se realizada... Decide buscá-lo usando os mesmo planos mirabolantes que emprega em favor dos vizinhos e amigos. Acredita que seus pequenos gestos de amor ao próximo são capazes de mudar o mundo e por isso é merecedora de encontrar seu fabuloso destino.
        A atriz Audrey Tautou, bela e encantadora, cai muito bem para o filme 
O Fabuloso Destino de Amélie Poulin. Ela compõe uma personagem introspectiva e inteligente, que se regozija em contemplar a arte a vibrar em praticamente tudo ao seu redor. Também confere a ela um certo ímpeto infantil, o que a torna adorável. Mas o que sua Amélie deixa transparecer com mais nitidez é a solidão.
        No final das contas, é disso que trata o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, da solidão! Ela brota de todos os personagens, definindo suas vidas, influenciando suas escolhas. Alguns a combinam com doses de melancolia, outros com raiva, outros com escapismo. A solidão de Amélie é uma velha conhecida sua, por isso não a importuna tanto. A garota parece ter compreendido que um pouco de solidão faz bem. Ajuda na introspecção, na contemplação, no amadurecimento... Ajuda inclusive a arranjar tempo para assistir a muitos e muitos filmes, prestando atenção nos mínimos detalhes. Aqueles que passam despercebidos para a maioria dos espectadores.
        Ainda que fale de solidão, o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin não é um filme triste. É alegre, divertido e otimista. Um ótimo filme, recomendado também para os casais. Ludy e eu experimentamos e curtimos demais!

Resenha crítica do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin

Ano de produção: 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Guillaume Laurant
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Serge Merlin e James Debbouze

Comentários

  1. Adoro esse filme!! Amo filmes franceses!
    Recomendo um filme francês, que também é com a Audrey Tautou, chamado Bem me quer, Mal me quer. Vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado pela dica! Esse ainda não vi. Já estou colocando na minha lista! Abraços!

      Excluir
    2. Legal, espero que goste.
      Você usa o filmow? É uma rede social só de filmes, séries, curtas, é bem legal, acho que você vai gostar.
      Esse é meu perfil lá, se você entrar, pode me adicionar ;)
      https://filmow.com/usuario/renatinha

      Excluir
  2. Belo texto ! Um dos meus filmes preferidos . Esse filme é demais , é impressionante como tudo combina , a direção de arte , fotografia , roteiro elenco , direção ... É um filme pra quem não tem coração de alcachofra rarrarrarrarra. Foi o primeiro filme que vi de Jean -Pierre Jeunet , quer dizer , eu já tinha visto Allien a ressurreição , mas não chamou tanto a minha atenção ... Delicatessen, La Cité des Enfants Perdus , Micmacs TB são muito interessantes . As crianças de seus filmes são tão adultas e pouco felizes que me identifico ! 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula Garrido, muito obrigado pelo seu comentário. Também gosto muito desse filme e fiquei animado para conferir outros títulos do diretor. Vou pôr esses que você cita na minha lista. Valeu!

      Excluir
  3. Ah ! Vc já viu " O Novíssimo Testamento" do diretor Jaco Van Dormael ? (2015) Acho que a Ludy vai gostar também ! Sou péssima pra escrever sobre filme então deixo isso pro especialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Paula, ainda não vi! Vou convidar a Ludy para assistir. Valeu!

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema