O Mestre dos Gênios: personagens reais da literatura americana

Cena do filme O Mestre dos Gênios
O Mestre dos Gênios: Michael Grandage

OS MITOS QUE ESCREVEM E EDITAM, SÃO GENTE DE CARNE E OSSO

O editor Max Perkins publicou Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe, numa época em que ninguém queria saber deles e os levou ao sucesso editorial. Mas este não é o tipo de filme pedante, que fica só no verniz intelectual e esnoba o espectador com hermetismos literários. O Mestre dos Gênios, de 2016, dirigido por Michael Grandage, é um drama sensível e envolvente. Revela ótimos personagens e traz os magnéticos Colin Firth e Jude Law à frente do elenco.
        Assistindo a esse filme somos confrontados com o fato de que Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe são expoentes da literatura americana, mas não precisamos ser especialista neles para assistir a Mestre dos Gênios. Não precisamos sequer ter lido seus livros – embora certamente fiquemos interessados em fazê-lo depois de acompanhar esse belo drama.
        Seu protagonista é o compenetrado editor Max Perkins, interpretado por Colin Firth. Contido e apegado a valores conservadores, é dono de uma imensa sensibilidade literária, que o leva a ler os manuscritos do inédito e rejeitado Thomas Wolfe, vivido por Jude Law, e vislumbrar seu potencial no mercado editorial. Ao abraçar a empreitada de publicá-lo, Perkins vê sua admiração literária por Wolfe ganhando contornos de uma sólida amizade, enquanto precisa lidar com os ímpetos e arroubos emocionais do escritor.
        O diretor Michael Grandage, ator com sólida experiência no teatro inglês, acertou no tom ao basear seu filme no desempenho do seu ótimo elenco – que conta ainda com a participação de Nicole Kidman. Também soube tirar proveito do roteiro que o veterano John Logan escreveu, com base no livro Editor of Genius, de A. Scott Berg – uma biografia de Max Perkins. Os diálogos são sempre profundos e repletos de significados emocionais, enquanto as cenas são construídas para oferecer ótimas oportunidades de dramatização.
        O Mestre dos Gênios é um filme interessado em apresentar personagens reais, que mantém relacionamentos intensos e estabelecem trocas proveitosas, não só no campo literário, mas principalmente no âmbito emocional. Para os que acham que uma obra, só por estar recheada de nomes consagrados da literatura americana, precisa de mais... profundidade intelectual, sugiro que a encontrem nos saraus literários.

Resenha crítica do filme O Mestre dos Gênios

Ano de produção: 2016
Direção: Michael Grandage
Roteiro: John Logan
Elenco: Colin Firth, Jude Law e Nicole Kidman

Comentários

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema