O Mestre dos Gênios

OS QUE ESCREVEM E EDITAM SÃO GENTE DE CARNE E OSSO. SÓ DEPOIS VIRAM MITO


O Mestre dos Gênios: filme dirigido por Michael Grandage

O editor Max Perkins publicou Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe, numa época em que ninguém queria saber deles e os levou ao sucesso editorial. Mas este não é o tipo de filme pedante, que fica só no verniz intelectual e esnoba o espectador com hermetismos literários. O Mestre dos Gênios, de 2016, dirigido por Michael Grandage, é um drama sensível e envolvente. Revela ótimos personagens e traz os magnéticos Colin Firth e Jude Law à frente do elenco.
------------------------------
Ok, Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe são expoentes da literatura americana, mas você não precisa ser especialista neles para assistir a Mestre dos Gênios. Não precisa sequer ter lido seus livros – embora certamente ficará interessado em fazê-lo depois de acompanhar esse belo drama.

Seu protagonista é o compenetrado editor Max Perkins, interpretado por Colin Firth. Contido e apegado a valores conservadores, é dono de uma imensa sensibilidade literária, que o leva a ler os manuscritos do inédito e rejeitado Thomas Wolfe, vivido por Jude Law, e vislumbrar seu potencial no mercado editorial. Ao abraçar a empreitada de publicá-lo, Perkins vê sua admiração literária por Wolfe ganhando contornos de uma sólida amizade, enquanto precisa lidar com os ímpetos e arroubos emocionais do escritor.

O diretor Michael Grandage, ator com sólida experiência no teatro inglês, acertou no tom ao basear seu filme no desempenho do seu ótimo elenco – que conta ainda com a participação de Nicole Kidman. Também soube tirar proveito do roteiro que o veterano John Logan escreveu, com base no livro Editor of Genius, de A. Scott Berg – uma biografia de Max Perkins. Os diálogos são sempre profundos e repletos de significados emocionais, enquanto as cenas são construídas para oferecer ótimas oportunidades de dramatização.

O Mestre dos Gênios é um filme interessado em apresentar personagens reais, que mantém relacionamentos intensos e estabelecem trocas proveitosas, não só no campo literário, mas principalmente no âmbito emocional. Para os que acham que uma obra, só por estar recheada de nomes consagrados da literatura americana, precisa de mais... profundidade intelectual, sugiro que a encontrem nos saraus literários.


Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


 

Filme: O Mestre dos Gênios


Ano de produção: 2016
Direção: Michael Grandage
Roteiro: John Logan
Elenco: Colin Firth, Jude Law e Nicole Kidman

Comentários

Leia também: