Noite Sem Fim: filme de ação com Liam Neeson

Cena do filme Noite Sem Fim
Noite Sem fim: filme dirigido por Jaume Collet-Serra

UM THRILLER BEM DIRIGIDO, BEM FOTOGRAFADO E MUITO BEM INTERPRETADO

Desconhecido, Sem Escalas, O Passageiro... Esses são títulos de filmes de ação que trazem pelo menos dois pontos em comum com Noite Sem Fim: a presença de Liam Neeson no papel do protagonista e o comando de Jaume Collet-Serra na direção, responsável por criar uma atmosfera envolvente de tensão e suspense. A fórmula que empregaram se mostrou comercialmente poderosa e aqui chega ao seu estado da arte.
        O thriller Noite Sem Fim, realizado em 2015, traz doses mais opulentas de violência e trata do universo das várias máfias que se estabeleceram em Nova Iorque; dessa vez as famílias retratadas são irlandesas, de fé católica. Há muita fúria, alguns estereótipos e exageros típicos do gênero, mas encontramos personagens mais densos e elaborados – é claro, guardadas todas as proporções com os grandes dramas sobre a máfia já realizamos por mestres do cinema, como Coppola e Scorsese.
        O roteiro que o diretor Jaume Collet-Serra filmou com desenvoltura e apuro técnico foi escrito por Brad Ingelsby; conta a história de Jimmy Conlon, vivido por Liam Neeson, um matador profissional a serviço de Shawn Maguire, um chefão do crime organizado interpretado por Ed Harris. Há muito são amigos leais, mas a vida de crimes os fez diferentes; Jimmy se desgarrou da família e alimentou seus demônios internos com mau-caratismo e álcool; Shaw adquiriu algum verniz de refinamento, dedicou-se à família e construiu um lucrativo empreendimento criminoso.
        Quando o filho mimado do chefão Shaw tenta matar o filho amargurado do capanga Jimmy, este age instintivamente como pai protetor: mata o filho de Shaw! Agora, tudo vira uma questão de vingança, numa sequência desenfreada de ações e perseguições por toda Nova Iorque; ao longo de uma noite interminável, um pai e um filho que não se entendem farão de tudo para sobreviver.
        Noite Sem Fim é uma história sobre pais e filhos, baseada no relacionamento e no caráter de cada personagem; é contada por meio das ações que eles praticam, mas também pela forma como o mundo os vê. Em diferentes medidas, todos já se consideram almas condenadas, com nada mais a perder; cada um, ao seu modo, busca redenção. Esse pano de fundo dramático não é problema para Liam Neeson, cujo talento é mais uma vez bem aproveitado num filme que privilegia a ação desenfreada. Dessa vez, porém, o astro ganhou um reforço: ele contracena com Joel Kinnaman, que também tem ótima presença na frente das câmeras. Ed Harris, como sempre, dá conta do recado.
        É preciso que se diga: uma das maiores proezas de Noite Sem Fim está na sua incrível fotografia, assinada por Martin Ruhe. A ela se juntam os efeitos digitais que descortinam um mapa geograficamente preciso de Nova Iorque e insere a cidade como mais um personagem ativo do filme. Diversão garantida para quem gosta de tiros, pancadarias e perseguições, temperados com doses precisas de drama e suspense. Vale a pena conferir!

Resenha crítica do filme Noite Sem Fim

Título original: Run All Night
Ano de produção: 2015
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Brad Ingelsby
Elenco: Liam Neeson, Ed Harris, Joel Kinnaman, Boyd Holbrook, Bruce McGill, Génesis Rodríguez, Vincent D'Onofrio, Lois Smith, Common, Beau Knapp, Patricia Kalember, Daniel Stewart, James Martínez, Radivoje Bukvic, Tony Naumovski, Lisa Branch, Holt McCallany, Aubrey Joseph, Giulia Cicciari, Carrington Meyer, Gavin-Keith Umeh, Malcolm Goodwin e Nick Nolte

Comentários

Confira também:

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Siga a Crônica de Cinema