O Preço de um Resgate: filme estrelado por Mel Gibson

O Preço de um Resgate: filme dirigido por Ron Howard

UM THRILLER POLICIAL COM BOAS DOSES DE AÇÃO E AFLIÇÃO

Sequestro é crime hediondo. Sequestro de uma criança, então, eleva a sordidez à enésima potência! Um tal sequestrador renuncia à condição de humano e permite que o vejam como um monstro, digno dos castigos mais atrozes que pudermos imaginar. O cinema já tratou do tema em inúmeras produções, sempre explorando o turbilhão de dor e emoções envolvidos nesse tipo de história. O Preço de Um Resgate, filme de 1996 dirigido por Ron Howard, é mais um dos tantos, mas realizado com notável competência.
        Trata-se de um remake do filme Decisão Amarga, de 1956, dirigido por Alex Segal. Nessa nova versão, Mel Gibson interpreta Tom Mullen, um milionário do setor de aviação, que vive o ápice do sucesso. Sua mulher Kate – vivida por Rene Russo – e seu filho Sean desfrutam despreocupados as benesses de uma vida tranquila e confortável. Isso muda rapidamente quando o garoto é sequestrado. O FBI é envolvido para coordenar o pagamento do resgate e surgem denúncias de corrupção que insinuam podres envolvendo a própria família do garoto sequestrado.
        Acompanhamos a ação dos sequestradores e o desespero da família, mas não somos poupados de uma certeza: pagando ou deixando de pagar o valor do resgate, os pais jamais verão o filho novamente, pois a intenção dos criminosos é matá-lo. Por isso, quando a decisão de não pagar vem à tona – o ponto de virada na trama – não ficamos surpresos, mas aflitos!
        O Preço de um Regate é um thriller policial com boas doses de ação, onde o vilão, desprezível e ardiloso, chafurda na mediocridade pensando apenas em dinheiro – adiantar mais que isso seria dar spoilers. Todo o elenco esbanja competência e traz verossimilhança para os personagens, com destaque para Mel Gibson, Rene Russo e Gary Sinise. A direção de Ron Howard, que mais tarde assinaria filmes como Uma Mente Brilhante e Rush – No Limite da Emoção, é segura e competente, ainda que tenha optado por uma trilha sonora datada e em alguns momentos impertinente.
        O roteiro é assinado por Richard Price e Alexander Ignon, que se basearam na história criada por Cyril Hume e Richard Maibaum, roteiristas do filme de 1956. Nessa nova versão, foram adicionadas subtramas que ajudaram a criar uma base sólida, capaz de dar substância aos personagens.
        Desde os primeiros instantes, O Preço de Um Resgate sequestra a atenção do espectador e nos conduz hipnotizados até o final, ainda que termine como acabam todos os filmes comerciais em Hollywood: com o embate entre o herói e o bandido. Mas vale o preço do ingresso!



Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.



Filme: O Preço de um Resgate


Ano de produção: 1996
Direção: Ron Howard
Roteiro: Richard Price e Alexander Ignon
Elenco: Mel Gibson, Rene Russo, Gary Sinise, Delroy Lindo, Lili Taylor

Comentários

Leia também:

Junte-se aos seguidores da Crônica de Cinema