Erin Brockovich: ganhou fama e fortuna

Cena do filme Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Erin Brockvich: filme dirigido por Steven Soderbergh

UM FILME DESTINADO A BRILHAR

Sucesso! Essa é a palavra que me vem à mente quando penso em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento. Esse filme do ano 2000 foi dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por Julia Roberts. Há muito sucesso enchendo a tela e transbordando para a vida real. Vamos fazer as contas: primeiro, temos o sucesso da própria... Erin Brockovich, a personagem que dá título ao filme. Ela teve sua história incrível revelada para o mundo, depois de acumular uma fortuna nos tribunais lutando para revelar um dos maiores crimes ambientais da história americana.
        Temos também o sucesso de Julia Roberts, que quando aceitou o papel da protagonista estava no auge da carreira e por ele acabou ganhando seu Óscar de melhor atriz.
        E para completar, precisamos computar o sucesso do próprio diretor, que mais uma vez foi indicado ao Óscar. Com esse filme, ele se viu no topo da indústria, entre os melhores diretores de Hollywood. Soderbergh já havia ganho respeito com Sexo, Mentiras e Videotape e só fez multiplicá-lo ao longo da carreira. Apenas para lembrar, outros títulos que assinou foram Traffic e Onze Homens e um Segredo.
        O grande sucesso conquistado por Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento fez jus ao brilho dessa história real, que foi escrita originalmente para as telas. Nesse drama biográfico inspirador, somos apresentados a uma mulher de personalidade forte e determinada, que, praticamente sozinha, quase levou a nocaute uma grande empresa de energia da Califórnia, a Pacific Gas & Electric, culpada pela poluição causadora de doenças letais na população. O processo movido por inciativa da protagonista resultou num acordo que ficou em mais de 330 milhões de dólares.
        Vejamos um rápido resumo do filme: a bela e carismática Erin Brockovich vivida por Julia Roberts é uma mulher comum, que batalha para manter seus três filhos pequenos. Passa por uma grave crise financeira, depois de perder na justiça um processo contra o sujeito que bateu em seu carro. Então, ela consegue um emprego no escritório do advogado Ed Masry (Albert Finney). Lá, ela mergulha na rotina burocrática e enfrenta duas forças inimigas: primeiro, o despeito das colegas invejosas, que não acreditam que haja espaço para inteligência no interior daquela estampa esfuziante. Segundo, as irritantes e desimportantes fichas médicas que está encarregada de arquivar, com o objetivo de organizar um processo imobiliário contra a tal companhia de energia local. Mas onde ninguém estava prestando atenção, ela enxergou uma injustiça. Enxergou também os meios de repará-la e a oportunidade de ganhar muito dinheiro com isso.
        O roteiro de Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento foi escrito por Susannah Grant, uma escritora experiente, que já assinou diversos títulos para o cinema e para a televisão. A história segue absolutamente linear, numa linguagem franca e direta, que é a cara da protagonista – a roteirista a conheceu pessoalmente e se relacionou com ela, gravando entrevistas enquanto escrevia o roteiro. Mais tarde, quando Steven Soderbergh entrou no projeto, ele fez revisões no script com a ajuda do roteirista Richard LaGravenese. Algumas cenas foram retrabalhadas, para acomodar o necessário conteúdo expositivo capaz esclarecer o público sobre as sutilezas do embate jurídico retratado no filme.
        Aqui no Brasil, Erin Brockovich era uma desconhecida. Sem saber nada sobre a personagem, lembro de entrar no cinema com receio de me entediar. Imaginei que precisaria lidar com detalhes relevantes apenas para os americanos. Mas graças ao talento do diretor, que estabeleceu um ritmo ágil e impôs uma narrativa orgânica e fluente, cheguei aos créditos finais satisfeito. Encontrei exposição e ação na medida certa. Além do mais, foi um prazer ver a bela Julia Roberts entrando em uma nova fase da sua bem-sucedida carreira. Ela deu conta de carregar um pesado fardo: praticamente um filme inteiro! Personificou uma mulher inteligente, com múltiplas facetas, ora vulgar, ora vulnerável. Saí com vontade de vê-la em outros filmes.

Resenha crítica do filme Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

Ano de produção: 2000
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Susannah Grant
Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart, Marg Helgenberger, Tracey Walter, Peter Coyote, Cherry Jones, Conchata Ferrell, Erin Brockovich, Edward L. Masry, Veanne Cox, Gina Gallego, T.J. Thyne, Valente Rodriguez, Dawn Didawick e David Brisbin

Comentários

  1. Excelente exposição. Não vi esse filme, mas estou propenso a vê-lo, não só pela beleza deslumbrante da Júlia. Já conhecia, em citações, por ser operador do direito, a realidade da briga judicial contra a empresa de eletricidade, ocorrida. Tá me parecendo, diante da clara colocação do analista, que o filme mostra bem os bastidores e meandros de como se faz justiça, common law, nos tribunais americanos. Sê de Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Sê, não tenho conhecimentos sobre os meandros do direito, mas vi nesse filme um bom exercício de dramatização. Espero que goste do filme!

      Excluir
  2. Bela resenha! Júlia Roberts em plena forma nsse filme que é maravilhoso! Filme dela e feito pra ela! Amo essa atriz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema