O Farol: o segredo está no apuro técnico e artístico

Cena do filme O Farol
O Farol: filme dirigido por Robert Eggers

TEATRAL, CINEMATOGRÁFICO, GRÁFICO E REPLETO DE ATRIBUTOS ARTÍSTICOS

        – É um filme de suspense. Acho até que é de terror, porque o diretor fez sucesso com seu primeiro filme, chamado A Bruxa.
        – Ah, filme de terror? Sei não... 
 Minha mulher torceu o nariz, o que me obrigou a explicar melhor: 
        – É com aquele ator que fez o vampiro da saga Crepúsculo. E tem o Willen Dafoe. Acho que vale a pena arriscar!
        Ludy concordou, desde que me dispusesse a preparar um balde de pipoca. Em pouco tempo estávamos acomodados diante da TV, enrolados num cobertor – em Curitiba fazia frio naquela noite. Apertei o play e senti o primeiro impacto: O Farol é todo realizado em branco e preto, com a tela num formato quadrado. Logo nas primeiras cenas o diretor deixa clara sua intenção de emular as produções que marcaram o expressionismo alemão. E conseguiu!
        A história que Robert Eggers nos conta é sobre dois homens isolados em uma ilha remota, trabalhando na operação de um farol. Thomas Wake (Willem Dafoe) é o velho insuportável e Ephraim Winslow (Robert Pattinson), o jovem encarregado do trabalho pesado e extenuante. As diferenças e os segredos vão se impondo, gerando conflitos que se agravam na medida em que o isolamento e a confusão mental os impendem de distinguir entre realidade e pesadelo.
        A fotografia de Jarin Blaschke é impecável. Há muito o que falar a respeito dela. Percebe-se que não foi planejada apenas para ser diferente, ou para impor um estilo. Tornou-se ela própria um elemento narrativo, que o diretor Robert Eggers usa com critério e habilidade. Os planos estáticos, as lentas panorâmicas, o alto contrate entre luzes e sombras... A linguagem cinematográfica dos filmes realizados nas primeiras décadas do século XX teve o efeito inicial de situar no tempo tanto a trama como os seus dois personagens.
        O segundo efeito da fotografia foi o de criar um sentido de confinamento. O formato quadrado da tela aos poucos vai se tornando claustrofóbico, causando um aperto sufocante do qual não conseguimos nos desvencilhar em nenhum momento. Na medida em que o conflito entre os dois faroleiros vai se desenhando, vem a certeza de que não haverá escape para nenhum deles.
        O terceiro efeito da fotografia é o mais brilhante. Eggers usa a simetria como regra de enquadramento, o que além de conferir beleza aos planos captados, impõe uma noção de racionalidade e equilíbrio ao discurso narrativo. Na medida em que o delírio e as tempestades emocionais tomam conta da trama, essa simetria desaparece. Sempre que há, por parte dos personagens, uma tentativa de se agarrar à razão, ela volta a dominar os enquadramentos.
        O que vemos em O Farol é um excelente exercício cinematográfico – e quero ressaltar aqui o termo gráfico, na acepção empregada pelos designers. Cada plano foi cuidadosamente desenhado, com grande sensibilidade artística, ao longo do planejamento de produção, execução dos cenários e captação. Direção de arte e fotografia parecem ter sido regidas ao mesmo tempo, pelo mesmo maestro!
        Mas ressaltar apenas o campo visual desse filme é ser injusto com o brilhante roteiro escrito pelo irmão de Robert, Max Eggers – em parceira com o próprio diretor. O texto é excelente, intercalando falas e silêncios com muita habilidade para caracterizar os personagens e dar profundidade à história.
        As atuações viscerais de Willen Dafoe e Robert Pattinson também são decisivas. Os personagens que encarnam não surgem apenas como resultado de suas falas e de suas aparências. O que vemos são dois homens postos integralmente: suas motivações, suas loucuras, seus valores, seus medos e ambições. A credibilidade que os atores transmitem é magnética e nos prende até os créditos finais.
        Há muito não assistia a um filme realizado com tamanho apuro técnico e artístico. Para alguns, O Farol parecerá arrastado e lento demais. Outros ficarão desconfortáveis com o estranhamento de algumas cenas mais identificadas aos gêneros de suspense e terror.
        Para mim, foi uma agradável surpresa. Para Ludy, um filme que valeu a pena, mas ao qual ela não tem a menor intenção de rever.

Resenha crítica do filme O Farol

Ano de produção: 2019
Direção: Robert Eggers 
Roteiro: Robert Eggers e Max Eggers
Elenco: Willem Dafoe e Robert Pattinson

Comentários

  1. Não vi ainda, mas estou já com uma vontade imensa de assistir a este filme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Jane C.Z. Espero que goste. Estou curioso para saber se as suas opiniões vão bater com as minhas.

      Excluir
  2. Eu gostei desse filme, mas assim como a Ludy, acho que não assistiria novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente compreensível, Katia Medici

      Excluir
    2. Gosto muito desse filme, já vi um mais antigo e essa nova versão com William,as duas sao ótimas , também achei um filme de terror

      Excluir
  3. Esse filme me impressionou tanto que não consegui esquecê-lo por vários dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme denso e repleto de informações, que leva tempo para ser processado.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema