Crítica | The Night Of: Steven Zaillian irradia tensão e mistério nesta minissérie com John Turturro e Riz Ahmed

The Night Of: minissérie é oito episódios
A DENSIDADE DE VÁRIOS LONGA-METRAGENS
A minissérie The Night Of, produzida em 2016 pela HBO é uma adaptação americana da série de TV britânica Criminal Justice. Assistir aos seus oito episódios é o mesmo que se deliciar com um romance denso em oito capítulos, onde acompanhamos uma história central orbitada por outras paralelas, intercaladas para formar um todo coeso. Aqui a linguagem cinematográfica é articulada com desenvoltura e sem limitações. Nada de superficialidade, restrições temáticas ou necessidade de recato. É uma minissérie intensa, provocativa e convidativa para maratonar.
Um jovem acusado de assassinato
The Night Of conta a história de Nasir Khan, um jovem nova-iorquino de origem paquistanesa. Numa noite de folga, ele pega o taxi do pai escondido e vai a uma festa. O acaso o faz se envolver com uma garota rica e os dois terminam na casa dela, em um bairro de classe alta. Quando acorda, Nasir encontra a garota morta ao seu lado na cama, esfaqueada com requintes de perversidade. Atordoado, o rapaz mete os pés pelas mãos e toma atitudes que só fazem incriminá-lo cada vez mais. E tudo isso logo no primeiro episódio!
The Night Of: Steven Zaillian no comando de um minissérie envolvente
Um drama policial tenso e angustiante
Logo nos seus primeiros minutos, The Nigh Of coloca as cartas na mesa. A série seguirá como um drama policial, onde vamos acompanhar os detalhes de uma investigação complicada. Com a entrada em cena do advogado John Stone (John Turturro), a história evolui para um drama de tribunal, com todos os desdobramentos que se espera dos melhores filmes do gênero. Ao longo de cada episódio, teremos tempo de sobra para conhecer os personagens em profundidade e estabelecer com eles uma forte relação de empatia.
The Night Of: John Turturro entra em cena e hipnotiza
Profundidade dramática e ótimas atuações
A direção competente de Steven Zailliam impõe um ritmo preciso e mantém uma atmosfera de tensão e mistério. O diretor esbanja talento e experiência; como roteirista, já escreveu sucessos como A Lista de Schindler, O Gângster e O Irlandês, além de criar e dirigir a minissérie Ripley. Em The Night Of, Zaillian trabalha com o roteirista Richard Price, que cumpre com louvor a missão de narrar as profundas transformações vividas por todos os personagens; seu texto bem escrito surpreende com complicações e reviravoltas inesperadas. As atuações de John Turturro, no papel do advogado decadente e de Riz Ahmed, no papel do jovem muçulmano, beiram a perfeição.Evolução das séries de TV
Uma minissérie como The Night Of é um produto cultural distinto das antigas séries exibidas pela TV. Aquelas eram bobinhas e despretensiosas. Produzidas com baixos orçamentos, não traziam profundidade dramática e vinham com pudores excessivos. A temática era sempre leve e abordada superficialmente. As cenas eram compostas em planos sempre fechados, mais adequados ao tamanho da telinha. E os roteiros eram escritos para que, a cada 15 minutos, os patrocinadores viessem com suas mensagens comerciais. Nada a ver com as séries que passaram a infestar os serviços de streaming e disputam nossa atenção com os filmes

The Night Of: profundidade dramática como nos melhores filmes
Cinema em formato ampliado
Originalmente, The Night Of foi planejada para ter James Gandolfini como estrela principal, no papel do advogado John Stone. Com a morte do ator, John Turturro foi escalado e soube impor sua presença. Construiu um personagem envolvente e carismático. A fotografia em estilo documental, a trilha sonora requintada e a atmosfera nova-iorquina que respiramos na série não decepcionam. Estamos diante do cinema em um novo formato, mais extenso e muito mais minucioso.
Veredito da crônica de cinema
★★★★☆(4 / 5 estrelas)
O que brilha: a direção segura de Steven Zaillian, o roteiro preciso de Richard Price, as ótimas atuações de John Turturro e Riz Ahmed e a trilha sonora requintada.
O que surpreende: com uma fotografia em estilo documental, a minissérie irradia uma atmosfera realista e ao mesmo tempo intimista.
Acima da média. É uma minissérie para maratonar.
Ficha técnica da minissérie The Night Of
Data de produção: 2016
Direção: Steven Zaillian
Roteiro: Richard Price
Direção: Steven Zaillian
Roteiro: Richard Price
Elenco:
- John Turturro
- Riz Ahmed
- Michael Kenneth Williams
- Bill Camp
- Jeannie Berlin
- Peyman Moaadi
- Poorna Jagannathan
- Glenne Headly
- Amara Karan
- Ashley Thomas
- Paulo Faíscas
- Sofia Black D'Elia
- Afton Williamson
- Ben Shenkman
- Paulo Costanzo
- Ned Eisenberg
- Kirk Jones
- Mohammed Bakri
- Nabil Elouahabi
Caro Fábio Belik: também tinha verdadeira aversão aos "filmes feito para TV". E na verdade, antes eles eram realmente inferiores ao "filmes de cinema". Coisa que não acontece hoje. Também assisti esta série e ela é realmente espetacular.
ResponderExcluirCaro Fábio Belik: também tinha verdadeira aversão aos "filmes feito para TV". E na verdade, antes eles eram realmente inferiores ao "filmes de cinema". Coisa que não acontece hoje. Também assisti esta série e ela é realmente espetacular.
ResponderExcluirOlá, Fausto. O cinema mudou muito, não é mesmo? Hoje, graças à tecnologia, ele está na nossa casa. Especialmente agora em época de pandemia! Os formatos dos filmes tendem a mudar muito. Já temos vários cineastas pensando em filmes para serem vistos no celular. Para os mais velhos, isso parece uma heresia! Mas... Não há nada a se fazer. Deixemos a arte cinematográfica evoluir!! Abração!
ExcluirOlá, Fábio. Gosto muito das suas crônicas. Me identifico bastante com a contextualização que você faz, pois sou da mesma geração. Preciso ver essa série. Adoro o trabalho do Turturro desde os primeiros filmes dos irmãos Cohen.
ResponderExcluirOlá, RMarinsky! Que bom ter você comentando aqui na Crônica de Cinema! De fato, a presença de John Turturro eleva o nível dessa minissérie, mas a solidez dos personagens também é marcante.
ExcluirNão assisti! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirOlá, Rosa, espero que goste da série!
Excluir