O Auto da Compadecida: vai além do significado de encenação popular e vira um grande filme

Cena do filme O Auto da Compadecida
O Auto da Compadecida: filme dirigido por Guel Arraes

UM FILME COM FORTE SOTAQUE DE... TELEVISÃO

Assim como Pier Paolo Pasolini se debruçou no começo dos anos 70 a traduzir para a linguagem do cinema as histórias medievais que Boccaccio imortalizou em Decamerão, Guel Arraes se entregou com prazer à tarefa de verter para o cinema três peças escritas por Ariano Suassuna e as condensou no seu filme O Auto da Compadecida. Realizou um inteligente exercício de cinema, que conseguiu ultrapassar os regionalismos e ganhar contornos universais – embora o trato com língua portuguesa ponha barreiras no mercado internacional, a trama e os personagens esboçados a partir de arquétipos podem ser facilmente reconhecidos em qualquer país católico.
        A inspiração em Decamerão ficou explícita na fotografia e na direção de arte, onde as tonalidades ocres e arenosas imperam, encontrando os paralelos entre o interior da Paraíba dos anos 30 e a paisagem italiana do Século XIV. Mas é na narrativa ágil que o filme O Auto da Compadecida se diferencia. Ao condensar as peças Auto da Compadecida, O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, Guel Arraes concentrou sua atenção em Chicó e João Grilo, ganhando uma unidade dramática mais envolvente.
        Antes de virar filme, O Auto da Compadecida viveu sua encarnação como minissérie. É daí que vem o forte sotaque televisivo, que trouxe muita personalidade à produção, com seus planos e contraplanos enquadrados para a telinha. Além disso, a presença de atores e atrizes consagrados nas telenovelas faz com que o espectador brasileiro se sinta... em casa! As atuações são marcantes e o elenco esbanja carisma.
        Exalando um humor espontâneo e popular, os personagens de Matheus Nachtergaele e Selton Mello ganham profundidade, na medida em que a esperteza de um e o caráter do outro vão sendo postos à prova em situações divertidíssimas. Se o livro de Giovanni Boccaccio marcou a transição da literatura, de uma abordagem transcendental para uma mais realista, o filme O Auto da Compadecida parece ter marcado a transição da linguagem audiovisual no Brasil. Passamos de uma era pré-internet para a atual, onde múltiplas plataformas disputam nossa atenção.
        Encontrar o filme O Auto da Compadecida nos serviços de streaming e poder revê-lo sempre que desejar é um privilégio para muitos cinéfilos.

Resenha crítica do filme O Auto da Compadecida

Ano de produção: 2000
Direção: Guel Arraes
Roteiro: Guel Arraes, a Adriana Falcão e João Falcão
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Marco Nanini, Denise Fraga, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Rogério Cardoso, Paulo Goulart e Maurício Gonçalves

Comentários

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema