O Exorcista: um clássico que continua assustador

Cena do filme O Exorcista
O Exorcista: filme dirigido por Willian Friedkin

EFEITOS ESPECIAIS AJUDAM, MAS O IMPORTANTE É SABER CONTAR A HISTÓRIA

Quando foi lançado em 1973, O Exorcista virou fenômeno por toda a mídia. Nas rodas de conversas, era assunto obrigatório. Nunca um filme de terror havia conquistado tanto espaço no imaginário do público, nem na crítica especializada. Para um garoto de 14 anos, interessado em cinema, assistir ao filme seria uma conquista – prova de coragem e oportunidade de se aproximar do mundo adulto. O problema é que ele não era permitido para menores de 18 anos. Naquela época, a censura era dura e implacável!
        Mas encontrei a solução: um amigo três anos mais velho me emprestou um exemplar do livro O Exorcista, escrito por William Peter Blatty, também autor do roteiro que foi às telas de cinema. A capa, que não seguia o padrão gráfico dos cartazes do filme – lembro que trazia uma ilustração medieval – era mais artística do que assustadora. Mergulhei na leitura.
        Percorri as primeiras páginas com receio de ser tomado pelo medo, já que o assunto era aterrador: havia sido inspirado em uma história real, que de fato ocorrera nos Estados Unidos com um garoto de... 14 anos! Para minha surpresa, a narrativa fluente e detalhada só atiçou a curiosidade. Interessado, li várias páginas por dia e na hora de dormir, quando as luzes se apagavam, não sentia um pingo de medo. Só a vontade de chegar rápido ao final da história. Quando já estava na metade, meu pai chegou de viagem e me flagrou na leitura.
        – Esse livro não é pra sua idade – ralhou, arrancado o livro sem cerimônia.
        Meu pai percorreu as primeiras páginas e ficou empolgado com a narrativa fluente e detalhada. Leu o livro todo em três dias. Quando terminou, me devolveu junto com a permissão para continuar lendo – pelo jeito não encontrou obscenidades. Finda a leitura, me senti apto a participar das rodas de conversa sobre o fenômeno O Exorcista.
        Quando completei 18 anos, fiz questão de assistir ao filme, cuja história já conhecia muito bem e que, no final das contas, nem era tão assustadora. Foi um choque! Todo o medo que não senti durante a leitura veio me visitar no escuro daquela sessão. Ver os personagens e as situações materializadas diante dos meus olhos foi uma experiência aterradora. Lembro que cheguei em casa e não consegui dormir direito naquela noite. As cenas do filme simplesmente não iam embora.
        Na manhã seguinte acordei assombrado com o poder do... cinema! Entendi como a linguagem audiovisual potencializou o fluxo das emoções e aumentou o impacto dramático da história. As imagens incômodas, a música de arrepiar, as palavras pronunciadas na entonação certa... O Exorcista ao qual assisti era muito diferente daquele que havia lido, embora o escritor e o roteirista fossem o mesmo. Então, percebi o que fez a diferença: a intervenção do diretor!
        Um cineasta que entende seu papel de contador de histórias é aquele que sabe converter palavras em discurso audiovisual. Willian Friedkin é um deles. Tinha acabado de sair de Operação França, um estrondoso sucesso comercial. Surgiu com essa obra que marcou época e criou um novo padrão para os filmes de terror, replicado até hoje. O Exorcista tem duas horas de duração, mas as histórias de bastidores e lendas envolvendo a produção já se delongam por quase 50 anos. O estilo impetuoso de Friedkin nos bastidores, as múltiplas interpretações das simbologias que ele utilizou, os problemas com os atores, a polêmica em torno das imagens subliminares... A internet oferece muitas versões para o prazer dos fãs.
        O filme é dividido em três atos. No primeiro, acompanhamos uma escavação arqueológica no Iraque que incute a noção de veracidade e dá respaldo científico. Depois conhecemos os personagens: o padre e psiquiatra Damien Karras, duvidando da própria fé, a mãe, Chris MacNeil, que se depara com assustadoras mudanças no comportamento de Regan, sua filha de 12 anos, e tenta resolvê-las primeiro pela medicina, depois pela psiquiatria. No segundo ato, as ocorrências paranormais inexplicáveis se sucedem, num crescendo de tensão e mistério aterrorizante. No terceiro ato, a lógica se rende ao sobrenatural e com a intervenção dos padres Karras e Merril dá-se o exorcismo, livrando a pobre garota da possessão demoníaca.
        Com um elenco marcante, destacando as atuações de Linda Blair como a garota possuída, Ellen Burstyn como a mãe desesperada, Jason Miller como o padre incrédulo e Max Von Sydow como o velho sacerdote detentor dos conhecimentos e artes do exorcismo, que a igreja católica compilou ao longo dos séculos. Ritmo, atmosfera, química entre os atores, suspense e... medo. Tudo o que se espera de um bom filme de terror, realizado com veracidade, sem truques digitais. Segure-se na poltrona!
        O Exorcista foi a primeira produção do gênero a participar da festa do Óscar. Saiu de lá com as estatuetas de melhor roteiro adaptado e melhor som. Até hoje continua sendo uma história de arrepiar. Rendeu continuações e séries para a TV, que não conseguiram reproduzir a comoção que o filme causou meio século atrás.

Resenha crítica do filme O Exorcista

Ano de produção: 1973
Direção: William Friedkin
Roteiro: William Peter Blatty
Elenco: Ellen Burstyn, Linda Blair, Max von Sydow, Lee J. Cobb, Kitty Winn, Jack MacGowran e Jason Miller

Comentários

  1. Excelente crônica! Impulso pra ver o filme O exorcista, que ouvi muito falar. Mais adulta, madura sinto agora vontade de assistir o filme que me foi incutido como profanador! Obrigada por desmitificar meu imaginário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel. O filme é intenso, denso e produzido com a intenção de causar impacto. Espero que comente depois de ter assistido, para saber se a sua opinião vai bater com a minha. Abraços.

      Excluir
  2. Tinha cinco anos e lembro terrorismo que a Grobo fez, falando do diabo que encarnava na menina. Aqui em Vitória-ES, o filme tinha sessões às 10, 14 e 16, pois, as pessoas ficavam com medo de sair do cinema tarde da noite. O terror era geral do DIABO QUE ENCARNAVA NA MENINA! Bem...hoje as meninas já estão dando carreira atrás do diabo; e ele que se cuide. Porque se elas o pegarem ele será muito bem encarcado. (sem trocadilhos).

    ResponderExcluir
  3. Assisti aos 18 anos e até hoje, com 66, tenho pavor desse filme. Às vezes tenho, pesadelo com a menina virando a cabeça. Foi uma experiência traumática ver esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme também me assustou, mas não o suficiente para ofuscar o ótimo cinema que proporcionou.

      Excluir
  4. Esse é sem dúvidas um grande cult, e creio que deva seu sucesso e incômodo porque o vetor pelo qual o terror se instala, não é uma conduta amoral ou pecaminosa, ou uma maldição ou castigo; o vetor não se submete a qualquer questão moral ou de reciprocidade universal, pelo contrário, nos exemplifica que o terror é algo interno, interior, que se introjeta, independente de cultura, crença, conhecimento; o terror é a mais democrática das normas, independente de idade, ou ingenuidade. Admitir que somos potenciais receptáculos do mal, é terror suficiente para atormentar uma vida inteira, como faziam As Fúrias, ma mitologia grega.
    Eu também li o livro e muito me satisfez saber que o filme o honra. Inclusive a versão do diretor, com cenas excluídas, como uma das mais apavorantes, a da escada...
    Um excelente filme, coroado como dos melhores do gênero terror, assim como o imortal Nosferatu.
    Ter o Diabo por antagonista, é um inferno privado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Barrroso, o mais amedrontador é que não temos controle sobre o medo que sentimos. Enquanto o prazer e a felicidade são objetos de busca, a dor e o horror são notas a serem evitadas, mas de vez em quando aparecem na melodia que entoamos no dia-a-dia.

      Excluir
  5. Bah! No meu parco entendimento sobre o cinema, no caso em tela, o terror, me arrisco falar que até hj ainda não foi feito obra que possa dizer " que filme de terror. ( minha opinião) Logo após esse assisti A casa da noite eterna, que aproximou-se, nada mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Encontro Marcado: explicando para a morte qual é o sentido da vida

Siga a Crônica de Cinema