O Expresso da Meia-Noite: exagerando os horrores da prisão

Cena do filme O Expresso da Meia-Noite
O Expresso da Meia-Noite: filme de Alan Parker

QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO

Completei 18 anos quando o filme O Expresso da Meia-Noite foi lançado em 1978. Estava apto, portanto, a comprar meu ingresso e me acomodar numa das poltronas daquela sala de cinema quase vazia. Sabia que estava prestes a encarar um filme denso, com temática adulta e que prometia causar polêmica. Mas não estava preparado para tamanho impacto. O filme me apresentou a um novo tipo de cinema, feito para incomodar, que faz questão de ser impertinente e de tocar em temas espinhosos. Um filme que, logo entendi, pertencia à linhagem dos que têm o prazo de validade estendido por décadas – como Taxi Driver, de 1976.
        Saí do cinema com dois nomes na cabeça, que havia extraído dos créditos: Alan Parker, o diretor e Oliver Stone, o roteirista. Os mesmos nomes nos quais tropecei ao percorrer as páginas dos cadernos de cultura dos jornais e das revistas especializadas. Na mídia, o filme O Expresso da Meia-Noite logo mostrou sua vocação para filme cult. As revelações de bastidores e as polêmicas em torno da adaptação excessivamente romantizada, que não agradou ao autor dessa história real, alimentaram o imaginário do público e não deixaram que o filme caísse no esquecimento. Mas antes de falar sobre isso, é melhor lembrar da sinopse!
        O filme O Expresso da Meia-Noite conta a história do jovem Billy Hayes (Brad Davis), que em 1970 está viajando de férias pela Turquia com sua namorada Susan (Irene Miracle). No aeroporto de Istambul, prestes a embarcar para os Estados Unidos, ele é detido com dois quilos de haxixe. É quando começa seu calvário. Às voltas com ameaças terroristas, a polícia turca se mostra especialmente intransigente. Billy é investigado e apesar de colaborar, termina preso. Tenta escapar, o que piora sua situação: é brutalmente espancado. Vai parar na prisão de Sağmalcılar, que não é nada diferente daquilo que imaginamos ser o inferno. Lá conhece Jimmy (Randy Quaid), um ladrão americano, Max (John Hurt), um viciado inglês e Erich (Norbert Weisser), um traficante sueco. Apesar da intervenção de seu pai (Mike Kelin), Billy é condenado a quatro anos e passa a viver os horrores de uma prisão onde só impera a desumanidade. Quando a justiça turca estende sua pena para insuportáveis 30 anos, só resta a ele embarcar no tal expresso da meia-noite, uma gíria usada pelos prisioneiros para se referir ao plano de fuga pelos túneis subterrâneos da prisão – eis a explicação do título do filme. Mas isso não será nada fácil!
        O filme O Expresso da Meia-Noite é baseado na história real de Billy Hayes, contada por ele em seu livro Midnigth Express. O problema é que, ao que parece, a história não foi adaptada para as telas com realismo, ao menos em alguns detalhes. Antes de escrever o roteiro, Oliver Stone realizou uma série de entrevistas com Billy Hayes. Depois, decidiu carregar nas tintas dramáticas. Pintou o protagonista com as cores do injustiçado digno de compaixão e retratou a polícia turca, a justiça do país e suas prisões como as mais desumanas, cruéis e horrendas da face da terra.
        Quando o filme já estava para ser lançado, veio à tona o fato de que Billy Hayes não era o único autor do seu livro. Ele havia contratado um ghostwritter, Willian Hoffer, a quem não foi inteiramente transparente. Omitiu a informação crucial de que, antes de ser preso na Turquia, havia contrabandeado haxixe de lá em três viagens anteriores. Para Oliver Stone, que não foi informado desse fato durante as entrevistas com Hayes, tais antecedentes teriam mudado completamente sua concepção do personagem. Teria dado ao seu roteiro, tão empenhado em denunciar as injustiças que usuários de drogas sofrem nas prisões mundo afora, um tratamento menos exagerado. O roteirista também faz o mea-culpa, por ter causado danos irreparáveis ao sistema carcerário da Turquia, que a partir do filme O Expresso da Meia-Noite virou sinônimo de inferno!
        De seu lado, Billy Hayes também tem motivos para se queixar de Oliver Stone e do diretor Alan Parker. Afirma que ambos exageraram quanto ao tratamento violento e desumano que recebeu na prisão. Também alega que os embates nos tribunais turcos não aconteceram da forma despropositada mostrada no filme. E, principalmente, reclama que a cena completamente falsa e inventada, que o coloca matando um guarda para escapar da prisão, levou o governo turco a fazer à Interpol um pedido de prisão contra ele.
       Apesar das controvérsias, se ficarmos no âmbito do que foi filmado, o que vemos é uma produção excelente. Alan Parker impõe uma atmosfera nauseante, de pura agonia, mostrando suas habilidades como contador de histórias e seu domínio dos universos visual e sonoro – O Expresso da Meia-Noite levou o Óscar de melhor trilha sonora, assinada por Giorgio Moroder. Quanto a Oliver Stone, com seu texto minucioso e preciso, ficou com a estatueta de melhor roteiro adaptado.
       Ao publicar seu livro, Billy Hayes alega que foi movido não por desejos de vingança ou para denegrir a imagem da Turquia, mas apenas para se fazer de exemplo para outros jovens: antes de se meterem a traficar drogas, que avaliem melhor os riscos. Exageros à parte, aquele jovem de 18 anos, sentado na poltrona do cinema semivazio para assistir ao filme O Expresso da Meia-Noite, entendeu muito bem o recado. Jamais esqueci a angustiante experiência do protagonista, que pude vivenciar com a intensidade dramática e o realismo verossímil que só encontramos na sétima arte. Acredito que outros jovens também aprenderam com o exemplo!

Resenha crítica do filme O Expresso da Meia-Noite

Título original: Midnight Express
Ano de produção: 1978
Direção: Alan Parker
Roteiro: Oliver Stone
Elenco: Brad Davis, Irene Miracle, Bo Hopkins, Paolo Bonacelli, Paul L. Smith, Randy Quaid, Norbert Weisser, John Hurt, Kevork Malikyan, Yashaw Adem, Mike Kellin, Franco Diogene, Michael Ensign, Gigi Ballista, Peter Jeffrey e Michael Giannatos

Comentários

  1. Perfeito! Vc conseguiu descrever a mesma emoção que senti ao assistir o filme na época...também entendi o recado.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei arrasada ...sofri junto com o personagem...eu sou idosa e aquele jovem sofreu demais ...senti a dor dele do pai e da namorada...quando o filme se baseia em fatos reais o impacto é maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ideia dos realizadores foi a de ressaltar o sofrimento do protagonista, apelando para o fato de que se trata de uma história real, ainda que distorcida e dramatizada em excesso. Mas isso não tira os méritos do filme.

      Excluir
  3. Será que alguém sabe quando foi lançado no Brasil? Antigamente os filmes não chegavam imediatamente e sempre pensei que o ci com 18 anos (1980)....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Forçando a memória, lembro que ainda não tinha ingressado na faculdade. Fui ao cinema com alguns amigos do bairro, portanto, calculo que aqui em Curitiba o Expresso da Meia-Noite deve ter estreado em 1979.

      Excluir
    2. REALMENTE FOI LANÇADO NO BRASIL EM 1979.

      Excluir
  4. Tb me marcou profundamente

    ResponderExcluir
  5. Ainda hoje, quando aparece nos serviços de streaming, esse filme se destaca!

    ResponderExcluir
  6. Voltei a assistir essa semana e o filme continua me impressionando. O que aconteceu com Max? Essa pergunta voltou a perambular por minha cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Vi esse filme na adolescência. Várias cenas chocam, mas as que eu guardo são : quando o personagem principal arranca a língua do outro com os próprios destes, quando o personagem principal entra em uma roda, que os presidiários andam em círculo, e ele na contra mão, é orientado a andar na mesma direção que os demais; quando o pintor de quadros decepa seus próprios dedos; quando o personagem principal percebe que vai ser violentado pelo agente do Estado , empurra ele e o mata sem querer ; quando ele sai do presídio com a roupa do agente que morreu. Filme impressionante. Parabéns pelo comentário ! Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cena em que o pintor decepa seus dedos se passa no filme FUGA DE ALCATRAZ estrelado por Clint Eastwood.

      Excluir
  8. Grato. O filme é mesmo repleto de cenas memoráveis.

    ResponderExcluir
  9. Assisti este filme na época do lançamento. Comprei o Lp, fui pesquisar tudo sobre o trabalho. Foi bárbaro, muito marcante. Apesar dos protestos do autor sobre alguns deslizes no filme, a obra toda ficou muito boa e alcançou seus objetivos . Marcou mesmo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma obra importante na carreira de Oliver Stone e, é claro, na de Alan Parker.

      Excluir
  10. Paula kristina08/12/2022, 01:00

    Que resenha gostosa de se ler.
    Esse filme entrou para minha lista dos "Filmes para sssistir uma vez só". Chorei horrores. Mas depois que pesquisei sobre a história real, confesso que fiquei mega decepcionada e me senti enganada, mas a arte também é sobre isso e às vezes está tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Paula Kristina, muito obrigado. Gosto de escrever sobre os filme, porque eles fornecem material para muita conversa!!! E a arte é sobre todas essas coisas que nos fazem afastar do reino animal e nos estimulam a ir além de simplesmente existir.

      Excluir
  11. Ótima crônica!! Filme que me choca até hoje, assisti umas 7 vezes. A trilha sonora também é ótima!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Sim, a trilha sonora está colocada de forma muito pertinente.

      Excluir
  12. cassyus rocha17/02/2023, 08:17

    assisti esse filme faz 1 mes pela netflix, lembrei do marco archer traficante com pena de morte na indonesia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se sairmos pesquisando, vamos encontrar diversas histórias paralelas e complementares. O necessário combate às drogas gera grandes distorções e afeta a vida de todos. Rende muito assunto para o cinema!

      Excluir
  13. Paulo Oliveira01/05/2023, 00:40

    Resenha maravilhosa! Já sabia de alguns fatos sobre o exagero de algumas cenas do filme mas qual obra cinematográfica não peca nesse quesito? Porém, vc revelou alguns detalhes bem desconhecidos! Lembro de assisti-lo numa semana de setembro de 1987 na TV aberta e o que me chamou a atenção para vê-lo foi a magnética trilha sonora de Giorgio Moroder! Parabéns pelo belo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Paulo Oliveira. Muito obrigado. Sou grato pelo seu feedback. Esse filme é mesmo marcante e escrever sobre ele é sempre estimulante.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema