Camaleões: policial com atmosfera de suspense

Cena do filme Camaleões
Camaleões: direção de Grant Singer

PERSONAGENS QUE SE REVELAM NO RITMO CERTO

Desde que o detetive Auguste Dupin, personagem do conto Os Assassinatos na Rua Morgue, de Edgar Allan Poe, deu as caras em 1841, o gênero policial encontrou caminho livre para se desenvolver. Do gótico ao noir, do whodunnit aos thrillers, todos os estilos deixaram as páginas da literatura e ganharam vida nas telas do cinema. O policial detetive virou personagem íntimo dos cinéfilos, como se fizesse parte do nosso dia-a-dia. A própria profissão de investigador já nos parece tão familiar, que praticamente a dominamos. Conhecemos o jargão, as malandragens, os ossos do ofício... Existem policiais de todos os tipos: os meticulosos, os obsessivos, os violentos, os atormentados, os justiceiros... Agora, em Camaleões, filme de 2023 dirigido por Grant Singer, somos apresentados a um novo tipo de detetive: aquele mais interessado em concluir a reforma da própria casa!
        Ok, podemos encarar esse traço de personalidade como um truque metafórico: enquanto outros detetives vêm seus casamentos desmoronando, por causa da dedicação obsessiva em trazer trabalho para casa – geralmente bizarrices horrorosas e perturbadoras – esse nosso herói está deixando sua casa cada vez mais bonita e aconchegante, enquanto fortalece cotidianamente o relacionamento com a mulher que ama. Tem um forte senso de comunidade e um apego brioso com a retidão profissional: adora desvendar crimes, mas seu maior compromisso é com os valores que carrega por toda parte.
        Camaleões está sendo rotulado por alguns sites especializados como “complicado” e, por isso mesmo, desanimador. Os espectadores preguiçosos eventualmente concordarão. Já os acostumados às articulações do gênero encontrarão motivos de sobra para se animar! O filme traz uma história intrincada, nos apresenta a personagens bem construídos, tem uma densa atmosfera de mistério e segue num ritmo envolvente, do começo ao fim. Há um assassinato a ser desvendado, mas há também muitos criminosos brotando de todos os lados. Podemos esperar por muitas surpresas e reviravoltas. Porém, o fator determinante nesse filme é mesmo Benicio del Toro!
        Mais do que ator principal e produtor, em Camaleões o astro de Hollywood recebeu créditos como... corroteirista! Seu envolvimento com a história aqui contatada é, portanto, profundo e completo. Antes de seguir esmiuçando esse detalhe, talvez seja mais prudente examinar a sinopse do filme. Começamos acompanhando a história de Will Grady (Justin Timberlake), um sofisticado corretor de imóveis em uma pequena cidade interiorana, que passa por uma crise no relacionamento com a namorada, Summer Elswick (Matilda Lutz). Então, a jovem aparece brutalmente assassinada! O detetive Tom Nichols (Benicio del Toro) entra em ação, com a ajuda do seu parceiro, Dan Cleary (Ato Essandoh). O namorado da vítima vira suspeito, assim como seu ex-marido. As pistas vão aparecendo aqui e ali, enquanto o quebra-cabeça vai sendo montado – mas logo vão aparecendo peças que não fazem parte do jogo! O detetive Tom vai se afundando no mistério, com a ajuda dos seus colegas da delegacia e também com o apoio inestimável da sua esposa, Judy (Alicia Silverstone). Feito camaleões, os personagens que acompanhamos vão mudando de cores e humores, até que, finalmente, a verdade vem à tona, triste, difícil e perigosa!
        A história de Camaleões foi criada pelo diretor Grant Singer em pareceria com Benjamin Brewer, quando os dois cursavam a faculdade de cinema. Singer desenvolveu uma carreia no mundo dos videoclipes musicais, trabalhando para várias bandas e artistas. Nesta sua estreia na direção de longas-metragens, ele contou com o apoio dos seus amigos da Black Label Media, a produtora responsável por filmes de sucesso como La La Land - Cantando Estações e Sicario: Terra de Ninguém – estrelado por Benicio Del Toro.
        O ator leu o roteiro de Camaleões e comprou de imediato a ideia de produzi-lo. Percebeu a oportunidade de viver um detetive em crise existencial, enquanto precisa lidar com as pessoas dissimuladas que o rodeiam. Percebeu também que poderia interferir no roteiro, agregando sua experiência no processo de escrita e ajudando a moldar a maneira de contar essa história complexa. Seu crédito como corroteirista é, portanto, merecido.
        Como um exemplar genuíno do gênero policial, Camaleões é um filme meticuloso. As informações são passadas para o espectador em conta-gotas, tudo a seu tempo. Os gestos mínimos, os olhares suspeitos, as viradas emocionais... O espectador precisa estar atento a tudo e sua participação é constantemente exigida. Os preguiçosos se perderão em complicações, mas os atentos serão recompensados.
        É claro que o diretor estreante também tem seus méritos. Talvez por ser experiente na direção de musicais, seu filme esbanja ritmo e tem uma atmosfera envolvente. Vai nos conduzindo com segurança, numa constância admirável. Quando menos percebemos, passaram-se duas horas e dez minutos! Na verdade, parei de contar o tempo desde o momento em que o detetive Tom Nichols apareceu em cena para resolver o caso – Benicio del Toro está hipnótico!

Resenha crítica do filme Camaleões

Título original: Reptile
Ano de produção: 2023
Direção: Grant Singer
Roteiro: Grant Singer, Benjamin Brewer e Benicio del Toro
Elenco: Benicio del Toro, Justin Timberlake, Alicia Silverstone, Michael Carmen Pitt, Ato Essandoh, Domenick Lombardozzi, Karl Glusman, Matilda Lutz, Mike Pniewski, Thad Luckinbill, Sky Ferreira, Owen Teague, Frances Fisher, Eric Bogosian, Catherine Dyer, Michael Beasley e James Devoti

Comentários

  1. E a cena da torneira,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a torneira é detalhe com alguma dose de humor, para mostrar a preocupação do personagem com a reforma da sua casa e do seu cuidado com a manutenção do relacionamento com a mulher que ama.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema