Whiplash - Em Busca da Perfeição: tudo para ser o melhor bateirista


Ehiplash - Em Busca da Perfeição: dirigido por Damien Chazelle

DUELO DE TALENTOS, MUNIDOS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E EGOS INFLADOS

Em todas as épocas, o mundo da música sempre foi um fornecedor regular de matéria-prima para filmes memoráveis. Whiplash – Em Busca da Perfeição, de 2014, escrito e dirigido por Damien Chazelle, é um desses filmes inesquecíveis, realizado com competência técnica e sensibilidade artística. Parte de uma ideia simples e conquista o espectador, surpreendendo com a petulância dos seus personagens.
        Whiplash – Em Busca da Perfeição conta a história de Andrew Neiman, estudante de uma das mais prestigiosas escolas de música das Estados Unidos, empenhado em alcançar o nível máximo de proficiência em seu instrumento: a bateria. A pedra no seu caminho é Terence Fletcher, o professor exigente cujos métodos militares vão colocar a prova sua capacidade de resistência física e mental. A grande questão é: até que ponto vale a pena abraçar a perfeição técnica, enquanto vê seu talento genuíno e seu desejo de fazer arte escorrendo pelo ralo dos egos inflados?
        Ao longo do filme, os amantes do jazz se deliciam com Caravan, de Juan Tizol, e Whiplash, de Hank Levy, composições aqui executadas com grande apuro técnico. Os cinéfilos aplaudem as performances do aluno obcecado, vivido por Miles Teller e do professor arrogante vivido por J.K Simmons, que venceu o Óscar de melhor ator coadjuvante pelo papel. O filme ainda ficou com as estatuetas de melhor mixagem de som e melhor montagem.
        Com seu filme independente, o diretor Damien Chazelle alcançou grande visibilidade na indústria do cinema, catapultando uma carreira que depois disso já nos deu La La Land e O Primeiro Homem. A força de Whiplash – Em Busca da Perfeição, vem dos seus personagens em conflito, que lutam para impor seus valores e vontades um ao outro. Podem estar armados com facas, revólveres ou... instrumentos musicais. Aplausos para os realizadores!


Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.




Filme: Whiplash - Em Busca da Perfeição

Data de produção: 2014
Direção: Damien Chazelle
Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller e J.K. Simmons

Comentários

Leia também:

Junte-se aos seguidores da Crônica de Cinema