O Primeiro Homem


O Primeiro Homem: um filme estrelado por Ryan Gosling


Mesmo as histórias que conhecemos do começo ao fim podem surpreender. Depende de como são contadas. Os bons roteiristas jogam com as certezas do espectador e apostam na dramatização para comover.
------------------------------
            Atenção, vou dar um spoiler: no final do filme, depois de anos de trabalho árduo, Neil Armstrong consegue pôr os pés na Lua e voltar para Terra, para desfilar em carro aberto enquanto a multidão o aplaude. Bem, isso tudo mundo já sabe! Mesmo contando essa história conhecida, O Primeiro Homem, filme de 2018 dirigido por Damien Chazelle, consegue prender a atenção, pois o personagem que revela não é encontrado nos livros de história.
            O roteiro de Josh Singer é linear e burocrático – afinal, precisava se apegar aos fatos. Mas longe de ser documental, é ágil e criativo ao abrir oportunidades para dramatizar a vida pessoal do personagem. O diretor Damien Chazelle esbanjou competência – que já demonstrou possuir quando realizou Wiplash – e extraiu uma ótima atuação de Ryan Gosling. O ator nos mostrou um Neil Armstrong em toda a sua complexidade, passando por diversas transformações psicológicas ao longo do programa espacial.
            Ainda que você saiba o fim da história, aos poucos vai descobrindo que sabe muito pouco sobre o começo e o meio. Vale a pena conferir!

Comentários

Leia também: