Gênio Indomável
RETRATOS DE UM GÊNIO E DE UM TERAPEUTA DESENHADOS CONFORME O IMAGINÁRIO DO PÚBLICO

Gênio Indomável: filme dirigido por Gus Van Sant
Há filmes que conseguem extrapolar o espaço do écran e se agigantam no imaginário do público. Gênio Indomável, filme de 1997 dirigido por Gus Van Sant é um deles. Junto com uma ótima história, emocionante e edificante, lançou na indústria do cinema os nomes de Matt Damon e Ben Affleck, os dois autores do roteiro que viriam a se tornar grandes estrelas de Hollywood. Poucos jovens conseguiram emplacar sucessos tão arrebatadores na indústria do cinema – ficaram com o Óscar de melhor roteiro original.
Gênio Indomável é sobre Will Hunting, um rapaz de Boston com um passado traumático, que desenvolveu um complicado mecanismo de autodefesa: vive se envolvendo em encrencas com a lei e sabotando suas chances de se dar bem nos relacionamentos. Mas tem um QI de gênio e, como acaba descobrindo um professor da universidade onde trabalha como faxineiro, um talento inato para a matemática. Os acadêmicos o querem estudando e desenvolvendo seus talentos, mas a lei exige que ele faça terapia. O problema é que nenhum terapeuta consegue sucesso com um paciente tão inteligente e manipulador.
O roteiro de Damon e Affleck é simples e eficiente ao contar essa história de forma romanceada e sentimental. Faz um retrato falado do protagonista, seguindo a descrição ditada pelo senso comum de como um gênio provavelmente age e se comporta. Faz o mesmo com o personagem do terapeuta, que conduz tratamentos heterodoxos sem se importar com a verossimilhança. Porém, apesar de se manter ao nível dos clichês, o filme consegue emocionar e envolver o espectador com uma certa aura de credibilidade.
Bem, mas nesse ponto é preciso lembrar que a direção segura de Gus Van Sant e a ótima interpretação de Robin Willians levam grande parte do mérito em Gênio Indomável – aliás, o merecido óscar de ator coadjuvante serviu para promover ainda mais o filme.
Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.
Filme: Gênio Indomável
Ano de produção: 1997
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Matt Damon e Ben Affleck
Elenco: Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck, Stellan Skarsgård e Minnie Driver
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto? Deixe sua opinião.