Bastardos Inglórios: Tarantino subverte a noção de realidade

Bastardos Inglórios: filme de Quentin Tarantino

UMA TRILHA SONORA REPLETA DE BOAS SURPRESAS

Volta e meia Ludy e eu temos que entrar num consenso sobre quais filmes entrarão na nossa grade de programação. A lista contém vários títulos de diferentes gêneros e alguns deles, com certeza, não assistiremos juntos. Ela detesta filmes violentos e não compartilha do meu gosto por thrillers de guerra. Quando minha mulher escolhe comédias românticas demasiado açucaradas, prefiro ficar tocando violão. E quando decido revisitar um filme pela enésima vez, ela se lembra que tem mais o que fazer. Entre os filmes que faço questão de rever de vez em quando está Bastardos Inglórios, de 2009, filme escrito e dirigido por Quentin Tarantino. Tenho vários motivos para fazê-lo, mas hoje quero falar da sua trilha sonora!
        Ninguém consegue ficar impassível diante de Bastardos Inglórios. É amá-lo ou odiá-lo! O senso de humor peculiar, a preferência pelas cenas violentas retratadas com requintes gráficos, a precisão dos diálogos conduzindo a narrativa afiada e ritmada... Tarantino é único. Mas confesso que o filme me pegou logo na cena inicial. Para ilustrar meu ponto, deixe-me tentar descrevê-la:
        Tela preta com o título “Capítulo 1 – Era uma vez, na França ocupada pelos nazistas”. Ouve-se a música instrumental The Green Leaves of Summer. Fade in. A trilha sonora silencia. Monsieur LaPadite aparece cortando lenha a machadadas na sua propriedade rural. O ano é 1941. Uma de suas filhas está pendurando um lençol branco no varal. Intrigada, ela afasta o pano para ver quem está se aproximando pela estrada, que se revela ao fundo. Nesse exato momento, criando um clima de expectativa e suspense, ouve-se notas executadas ao piano que pertencem à música... Für Elise? De Ludwig Van Beethoven? É isso mesmo? Uma música romântica para criar suspense?
        Mas espere! São apenas as notas iniciais! Enquanto o automóvel nazista se aproxima, a trilha sonora ganha outros contornos. O arranjo instrumental, com a adição de cordas, sopros e percussão, nos remete à atmosfera clássica dos westerns italianos dos anos 60. Pronto! Estamos prestes a assistir a um embate entre o bem e o mal.
        Nesses pouquíssimos segundos iniciais, que mistura impressionante de referências! Nazistas, Sergio Leone, Beethoven... É claro que depois precisei sair pelo Google afora pesquisando, para entender o caldo preparado por Tarantino. A canção ao piano não é, na verdade, Für Elise. Trata-se de The Veredict (Dopo La Condanna), composta originalmente por Ennio Morricone para o filme O Dia da Desforra, bangue-bangue espaguete de 1966, dirigido por Sergio Sollima e estrelado por Lee Van Cleef. O próprio Morricone já havia, digamos assim... sampleado Beethoven, para pôr a melodia de Für Elise em um novo contexto. Aí vem Tarantino e embaralha tudo novamente, para nos trazer um resultado cativante.
A partir dai o filme se desenrola com brilhantismo. Atuações marcantes, diálogos envolventes, situações tensas intercaladas com muito humor... Ao longo de mais de duas horas, Tarantino subverte a noção de realidade e modifica os fatos, criando a sua própria versão do universo. Exatamente como fez logo no início da primeira cena. E continua utilizando a música para fazer sua mágica acontecer.
        O roteiro de Bastardos Inglórios segue a técnica que Tarantino usou, por exemplo, em Pulp Fiction, o filme que o consagrou. Aqui ele também faz uma colagem de cenas aparentemente desconectadas, que vão se encaixando na medida em que o espectador vai sendo apresentado aos vários personagens. Porém, nesse filme ele conta sua história de forma linear. Começa em 1941, quando o Coronel da SS Hans Landa (Christoph Waltz) promove uma caçada a judeus na fazenda de Perrier LaPadite (Denis Ménochet). A jovem Shosanna (Mélanie Laurent) consegue escapar e três anos depois está em Paris, disfarçada de proprietária de uma sala de exibição. Ela atrai a atenção de Fredrick Zoller (Daniel Brühl), um herói nazista que se tornou a maior estrela do cinema alemão. Ele escolhe sua sala para sediar a avant première do seu último filme. Todo o III Reich estará reunido na tal noite de gala, uma oportunidade imperdível para que o primeiro-tenente Aldo Raine (Brad Pitt) e seu grupo de combatentes conhecidos como Bastardos Inglórios, acabem com todos os cretinos e ponham fim à guerra.
        Sempre que dou o play em Bastardos Inglórios me preparo para esquadrinhar os detalhes, à cata de referências e easter eggs plantados aqui e ali, nas cenas, nos diálogos e até mesmo na trilha sonora. Sempre que dou play em Bastardos Inglórios, Ludy deixa a sala. Para ela, já basta tê-lo visto uma vez. Não posso condená-la. Tarantino não economiza nas tintas vermelhas e não tem piedade com os espectadores mais sensíveis.
        Ah! Se alguém tiver encontrado outra preciosidade escondida nesse filme, por favor, queira compartilhar!

Filme: Bastardos Inglórios

Ano de produção: 2009
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino