Os Indomáveis

UM FILME COM MUITA AÇÃO EXTERNA, MAS ANCORADO EM DOIS BONS PERSONAGENS



Os Indomáveis: filme dirigido por James Mangold

De um lado, um fora da lei conhecido e popular. De outro, um rancheiro falido e com dificuldades para sustentar a família. Unidos pelo destino, o mocinho tem que escoltar o bandido e colocá-lo num trem para Yuma, que o levará para a prisão. Os Indomáveis, filme de 2007, é um remake dirigido por James Mangold e estrelado por Russel Crowe e Christian Bale. Um autêntico western contado numa linguagem ágil e moderna, forjada nos atuais filmes de ação.
------------------------------ 
O diretor James Mangold, de Ford x Ferrari, sabe dirigir atores. Em 2007 já havia mostrado isso quando trabalhou com Christian Bale e Russel Crowe no filme Os Indomáveis. Trata-se de um remake de Galante e Sanguinário - 3:10 To Yuma, de 1957 dirigido por Delmer Daves e estrelado por Glenn Ford e Van Heflin. O roteiro original é de Halsted Welles e foi baseado num conto escrito em 1953 por Elmore Leonard. 

A sinopse é simples: Dan Evans é um veterano da guerra civil que perdeu uma perna e se estabeleceu com a família em um rancho. Endividado e prestes a perder tudo, acaba aceitando a incumbência de levar Ben Wade, chefe de um perigoso bando, até a cidade de Yuma e colocá-lo num trem que o lavará para a prisão. Evans é um perdedor, mas é honesto e está disposto a fazer a coisa certa. Wade é um assassino frio e violento, mas é inteligente e se sabe capaz de atos surpreendentes. No caminho, a quadrilha fará de tudo para impedir que a missão seja cumprida. 

O gênero western se consolidou por meio de histórias moralistas e edificantes, onde a civilização precisa se impor sobre uma terra sem lei. Os valores individuais são testados o tempo todo e os atos de bravura se multiplicam. Em Os Indomáveis não é diferente, mas o filme está centrado em dois personagens com certa complexidade, que se vêm às voltas com seus próprios conflitos internos. Aqui eles são interpretados por dois grandes atores, que conseguem expressar emoções muito verdadeiras. 

Mas James Mangold estava interessado em contar essa história usando uma linguagem mais moderna. Para isso contou com os roteiristas Michael Brandt e Derek Haas, conhecidos por escrever para filmes de ação mais populares, como... Velozes e Furiosos. Os dois fizeram um ótimo trabalho. Partindo do conto original de Elmore Leonard, incluíram toda uma sessão cobrindo as sequências de estrada, com tiros e perseguições. Também incluíram na história o filho de Evans, personagem que trouxe intensidade dramática para o embate final entre Russel Crowe e Christian Bale, quero dizer, entre Dan Evans e Ben Wade. É mesmo um filme eletrizante.


Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


 

Filme Os Imperdoáveis


Ano de produção: 2007
Direção: James Mangold
Roteiro: Michael Brandt e Derek Haas
Elenco: Russel Crowe e Christian Bale

Comentários

Leia também: