O Patriota: história sobre a guerra pela independência

O Patriota: filme dirigido por Roland Emmerich

UM VALOR QUE SE CONQUISTA E PELO QUAL É PRECISO LUTAR

Se você busca informações precisas sobre a guerra de independências dos Estados Unidos, para obter uma visão inequívoca da realidade social e racial daquela nação em trabalho de parto, não as encontrará em O Patriota. Mas se está interessado em uma obra de ficção bem realizada, com ótimos personagens, um roteiro bem costurado e uma história emocionante, enaltecendo valores como liberdade, honra, família e a defesa da propriedade privada, então veio ao filme certo!
        Em O Patriota, filme de 2000 dirigido por Roland Emmerich, Mel Gibson interpreta Benjamin Martin, um calejado ex-combatente que se tornou fazendeiro na Carolina do Sul. Em 1796 ele mantém uma fazenda produtiva – onde não trabalham escravos, mas sim homens livres e assalariados – e goza de respeito na Comunidade. Tem sete filhos e nenhuma intenção de apoiar a guerra contra a coroa britânica.
        Ocorre que a guerra vem até ele, pela espada dos mais cruéis e desumanos militares ingleses, para empurrá-lo com sua família em um turbilhão de violência e injustiças. Porém, como acontece nos filmes do gênero, os vilões... acabam mexendo com o homem errado! Liderando uma campanha de guerrilha contra o exército de Sua Majestade, Benjamin Martin lutará com fúria e determinação pelos valores nos quais acredita.
        O diretor alemão Roland Emmerich se consagrou como um dos realizadores mais lucrativos de Hollywood. Seu nome está à frente das grandes bilheterias do cinema catástrofe, como Godzilla, Independence Day, O Dia Depois de Amanhã e 2012. Em O Patriota ele faz um ótimo trabalho, recriando batalhas épicas com grande apuro visual. Os figurinos bem elaborados são resultado de uma pesquisa minuciosa. A fotografia do mestre Caleb Deschanel chega a ser hipnótica e a trilha sonora assinada por John Williams completa o esmero da produção.
        Quem assina o roteiro é Robert Rodat, que já havia roteirizado O Resgate do Soldado Ryan. Aqui ele intercala cenas de ação com ótimas oportunidades dramáticas para todos o elenco, com destaque para Heath Ledger e Jason Isaacs. Quanto a Mel Gibson, não há como negar que o ator americano tem porte e carisma para atrair o foco da câmera e fazer com que todas as ações orbitem ao seu redor.
        Em O Patriota, os americanos em defesa da liberdade vencem os britânicos que se dedicavam apenas a cobrar impostos. Ainda que repleto de imprecisões históricas e licenças poéticas, o filme retrata com emoção e paixão essa síntese da guerra americana.



Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


Filme: O Patriota


Ano de produção: 2000
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Robert Rodat
Elenco: Mel Gibson, Heath Ledger, Joely Richardson, Jason Isaacs e Chris Cooper

Comentários

Leia também:

Junte-se aos seguidores da Crônica de Cinema