O Curioso Caso de Benjamin Button

UM FILME EM ESCALA INDUSTRIAL QUE FUNCIONA BEM EM TODOS OS DETALHES 


O Curioso Caso de Benjamin Button: filme dirigido por David Fincher



Escrito por F. Scott Fitzgerald, um dos mais renomados escritores americanos, o conto O Curioso Caso de Benjamin Button virou filme nas mãos do diretor David Fincher. O roteiro de Eric Roth – que também escreveu Forrest Gump – expandiu a ideia e criou oportunidades dramáticas para Brad Pitt e Cate Blanchett. As mágicas digitais deram credibilidade à fascinante história do sujeito que nasce velho e rejuvenesce a cada dia, na contramão de todos nós.
------------------------------
O Curioso Caso de Benjamin Button não é cinema autoral. Ao contrário, é produto industrial da mais alta qualidade. Da escalação do roteirista à escolha do elenco e da equipe de efeitos digitais, tudo funcionou como um relógio – no caso, com o perdão do trocadilho, um relógio ao contrário! Talvez tenha sido isso que fez falta ao filme: deixar que o diretor, que certamente tem ideias próprias e sensibilidade artística, pudesse expandir os conceitos brilhantes que vemos na tela. Posso estar delirando, mas imagine o curioso caso desse filme se tivesse sido dirigido por um Fellini, um Kubrick... Você tem mais sugestões?



Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


 

Filme: O Curioso Caso de Benjamin Button

Data de produção: 2008
Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt e Cate Blanchett

Comentários

Leia também: