Poder Absoluto: thriller assinado por Clint Eastwood

Cena do filme Poder Absoluto
Poder Absoluto: filme dirigido por Clint Eastwood

ÓTIMOS ATORES RECITANDO UM TEXTO AFIADO

Ao invadir uma mansão, ladrão de joias testemunha um assassinato. A vítima, a mulher de um bilionário. O criminoso, um homem importante e poderoso. Por sorte, o ladrão não é um qualquer, mas sim um daqueles personagens durões e infalíveis vividos por Clint Eastwood. Poder Absoluto, filme de 1997 que ele dirige e também protagoniza, é um thriller envolvente, com grandes atuações e um roteiro bem costurado pelo respeitadíssimo Willian Goldman.
        Não sei explicar o porquê, mas não aprecio filmes que têm ladrões, vigaristas e larápios como protagonistas. Para romper com essa implicância inicial o enredo precisar ser muito bom. Poder Absoluto conseguiu esse feito e capturou minha atenção. Não está entre os grandes filmes assinados pelo diretor, mas reúne diversas qualidades que me lavam a recomendá-lo.
        O personagem interpretado por Clint Eastwood ganha certa profundidade. Apesar do desvio de caráter que o reduz a um mero ladrão, aos poucos revela seus valores e seus códigos de conduta. Perseguido pela polícia e por gente muito poderosa, suas ações são imprevisíveis e surpreendentes. O elenco também nos entrega ótimas atuações, com destaque para Ed Harrys e Laura Linney. Gene Hackman, sempre carismático, soa um tanto estereotipado, mas é Judy Davis que se mostra o elo mais fraco.
        Willian Goldman, roteirista de filmes como Maratona da Morte, Butch Cassidy e Todos os Homens do Presidente, costura aqui um roteiro preciso, com diálogos afiados e cenas repletas de oportunidades dramáticas. A direção de Clint Eastwood é correta – mas por vezes um tanto... protocolar. Infelizmente, aqui o percebemos ainda apegado aos simbolismos e cacoetes que fizeram sua fama nos filmes de ação.
        Poder Absoluto é um filme envolvente. Depois que você dá o play, mergulha numa trama policial com desdobramentos políticos e só pensa em descobrir como ela vai terminar.

Resenha crítica do filme Poder Absoluto

Ano de produção: 1997
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: William Goldman
Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Ed Harris, Laura Linney, Scott Glenn, Dennis Haysbert e Judy Davis

Comentários

  1. Olá, Fabio!! Tem um filme o qual acredito que com certeza vai fazer você romper com essa implicância de não apreciar filmes que têm ladrões, vigaristas e larápios como protagonistas. Estou falando de Golpe de Mestre, com Paul Newman e do Robert Redford, você já assistiu? Se sim, gostaria muito de ler um comentário seu sobre ele, se não, lhe indico e tenho certeza que você não vai se decepcionar, pois percebo em suas crônicas que você gosta muito de um bom roteiro extremamente rocambolesco e inteligente, isso o filme tem de sobra. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Bido Monteiro, Golpe de Mestre é um grande filme. Vi e revi, mas foi há anos. Sua dica é ótima. Vou acrescentá-lo na minha lista para revisitá-lo e escrever um comentário. Mas minha implicância é apenas porque já assisti a filmes onde acabam abrindo concessões morais, ou insinuam que a "ética" entre bandidos é suficiente. Quando a histórias é boa e vale a pena ser contada, não me importo com a temática. Veja, por exemplo, Pulp Fictiom, que é basicamente sobre larápios e bandidos, mas Tarantino não os torna heróis.

      Excluir
    2. Recomendo também uma passagem pelo poderoso cinema noir americana dos anos 40, 50... De uma relíquia que tem bandido como personagem mas sem o clichê que menciona se. OU THE PAST/FUGA AO PASSADO de 1947 com Robert Mitchum e Kirk Douglas (este ainda não laureado mas incrivelmente sociopatico) vale a conferida como sua análise, apresentando aos que não conhecem essa pequena obra prima com um final sui generis.

      Excluir
    3. Ah, Alexander, essa é mesmo uma boa dica. Ainda não assisti a esse filme. Vou procurar e tentar conferir! Valeu!

      Excluir
  2. Cinismo a toda prova
    Ótima película

    ResponderExcluir
  3. Cinismo a toda prova
    Ótima película

    ResponderExcluir
  4. Cinismo a toda prova
    Ótima película

    ResponderExcluir
  5. Assisti recentemente um filme deste diretor, As pontes de Madson. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito bem lembrado! As Pontes de Madison é um ótimo filme, que precisa ser comentado aqui no blog. Vou Providenciar!

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema