O Império do Sol

UM FILME ÉPICO, CONTADO COM IMAGENS ARREBATADORAS E TALENTO GENUÍNO 

O Império do Sol: filme dirigido por Steven Spielberg

        Um espetáculo visual, hipnótico e arrebatador, filmado com realismo e encenado com sensibilidade, para contar uma história incrível e de tirar o fôlego. O Império do Sol, de 1987, é um dos grandes filmes de Steven Spielberg, que surpreende a cada vez que é revisitado. Trata-se de um drama de guerra denso e minucioso, que flagra seu protagonista no momento em que perde a identidade – junto com a inocência – e tenta reencontra-se a partir dos cacos que consegue reconhecer.
        O Império do Sol é sobre Jim, um garoto inglês que, durante a Segunda Guerra Mundial, vive com os pais em Xangai, cercado de conforto e proteção do aparato diplomático. Quando a cidade é invadida pelos chineses, ele se perde na multidão e vai parar num campo de concentração controlado pelos japoneses. Lá, só lhe resta aprender a sobreviver, convivendo com toda sorte de prisioneiros e passando por provações inimagináveis para uma criança. Vive de perto os horrores da guerra na Ásia e testemunha o lampejar da era atômica.
        Baseado no livro do escritor inglês J.G. Ballard, o roteiro teve seu primeiro rascunho escrito pelo dramaturgo inglês Tom Stoppard. Mais tarde, Spielberg envolveu o roteirista Menno Meyjes, que reescreveu algumas cenas, mas não apareceu nos créditos. O roteiro final, filmado pelo diretor, coube mesmo a Tom Stoppard. A história que J.G. Ballard conta em seu livro é ficcional, embora baseada nas experiências que viveu no campo de concentração japonês, onde foi mantido prisioneiro junto com a família.
        Como todo filme relevante para sua época e consistente o bastante para se eternizar no panteão do cinema, O Império do Sol acumulou diversas histórias de bastidores. Fala-se também da fixação de Spielberg pela figura paterna, que o levou a mergulhar no personagem de corpo e alma. A presença marcante de um Christian Bale ainda criança é outra curiosidade que, a exemplo de inúmeros detalhes encontrados na internet fazem a alegria dos fãs.
    O fato, porém,  é que o filme se sustenta por si ao longo das suas duas horas e meia de duração. O momento em que Jim solta a mão da mãe e desaparece no meio da multidão é o mais angustiante. A partir daí nos rendemos ao talento do diretor, um dos melhores contadores de história que Hollywood já gestou.




Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.


 

Filme: O Império do Sol

Data de produção: 1987
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tom Stoppard e Menno Meyjes
Elenco: Christian Bale e John Malcovich

Comentários

Leia também: