Cavalo de Guerra: um livro infantil que virou filme de Steven Spielberg


Cavalo de Guerra: filme dirigido por Steven Spielberg

UMA OBRA MADURA, ADAPTADA DE UM LIVRO INFANTIL

De um filme sobre a Primeira Guerra Mundial dirigido por Steven Spielberg, os mais apressados podem esperar por momentos de horror e violência, numa abordagem gráfica crua e realista. Nada disso! Cavalo de Guerra, realizado em 2011, é um filme para toda a família, baseado em um livro infantil escrito por Michael Mopurgo. A guerra, em toda a sua tristeza, é retratada como pano de fundo, mas o foco de Spielberg vai para os personagens, seus dramas e suas trajetórias.
        Cavalo de Guerra conta a história de Joey, um cavalo que pertence a Albert Narracott, garoto cuja família humilde vive numa pequena propriedade em Devon, na Inglaterra. Estamos às portas da Primeira Guerra e os fortes laços emocionais entre o garoto e seu cavalo são postos à prova quando Joey é vendido para o Exército e destacado para as batalhas na França. Mortes, doenças, violência extrema e uma extenuante rotina de trabalho pesado impõem um sofrimento brutal ao cavalo. Mas Albert faz o possível e o impossível para encontrá-lo e resgatá-lo.
        O livro de Michael Mopurgo lida com a tristeza, mas traz para as crianças uma mensagem de esperança, que valoriza os sentimentos e enaltece a força da coragem e da determinação. Ele é narrado em primeira pessoa pelo... cavalo! Sim! Trata-se de uma fábula, onde Joey dá seu testemunho e conduz o leitor por caminhos emocionantes. Em sua adaptação para o cinema, Spielberg eliminou essa narrativa, mas não calou as emoções do cavalo. Os sentimentos de Joey estão sempre presentes, comunicados por meio de uma interação permanente com todos os personagens que cruzam seu caminho.
        Spielberg faz aqui uma clara homenagem ao cinema clássico, resgatando uma estética estilizada, nos moldes de E O Vento Levou. A fotografia de Janusz Kamiński e a música de John Williams, recorrentes parceiros do diretor, seguem na mesma trilha para ajudar a narrar essa história emocionante. Cavalo de Guerra fala às crianças, mas de maneira honesta e realista. Não as poupa da violência, que apesar de não ser apresentada diretamente, está sempre implícita – em alguns momentos com grande força dramática.
        As crianças expostas ao filme Cavalo de Guerra são submetidas a doses elevadas de tristeza e experimentam o peso da crueldade humana, mas também percebem as recompensas da tenacidade e aprendem o valor da fé e da esperança. Com os adultos pode acontecer o mesmo, basta que se disponham a acompanhar essa história, contada com grande competência por Steven Spielberg.



Fabio Belik é autor do livro Ventania

Um romance com sotaque de cinema. Em 278 páginas narra a história de Daniel, um garoto de 9 anos que em 1969 se vê às voltas com o abandono, vivendo momentos de amadurecimento e superação. À venda no Clube de Autores.



Filme: Cavalo de Guerra


Ano de produção: 2011
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall e Richard Curtis
Elenco: David Thewlis, Benedict Cumberbatch, Jeremy Irvine, Emily Watson, Peter Mullan e Tom Hiddleston

Comentários

Leia também:

Junte-se aos seguidores da Crônica de Cinema