Alien: o Oitavo Passageiro: terror e ficção científica numa mistura poderosa

Cena do filme Alien: o Oitavo Passageiro
Alien, o Oitavo Passageiro: direção de Ridley Scott

CINEMA EM ESCALA INDUSTRIAL COM RELEVÂNCIA ARTÍSTICA

Vamos voltar no tempo, até 1979. Às portas da década de 80 o mundo ainda era assombrado pela guerra fria. Nos cinemas, filmes como O Franco Atirador, O Expresso da Meia-Noite e Apocalipse Now disputavam audiência com O Show Deve Continuar, Kramer vs. Kramer e O Céu Pode Esperar. Cinema relevante era sério, contundente, denso repleto de conteúdo artístico e dramático. Um filme misturando ficção científica com terror tinha poucas chances de ser discutido nas rodas de cinéfilos ligados na qualidade cinematográfica.
        Acontece que Alien, o Oitavo Passageiro, dirigido por Ridley Scott, correu por fora e se impôs como novidade, criando um novo padrão para o cinema de entretenimento em escala industrial. Virou uma franquia e uma fonte de inspiração para incontáveis produções e lançou os holofotes sobre os nomes do diretor e da atriz principal, Sigourney Weaver.
        O filme conta a história dos sete tripulantes da nave Nostromo, uma espécie de cargueiro sideral transportando minérios, que recebe instruções para pousar em um planeta para verificar a origem de um estranho sinal. Cumprem a ordem, mas voltam para a nave transportando um intruso, que toma proporções monstruosas e vai eliminando um por um dos astronautas confinados.
        Depois de incontáveis tratamentos e contribuições de vários profissionais, Dan O'Bannon e Ronald Shusett assinaram o roteiro final de Alien: O Oitavo Passageiro. Além desse esforço, somaram-se os detalhados storyboards de Ridley Scott e a incrível concepção visual assinada por H. R. Giger – de uma qualidade artística relevante. Isso tudo sem contar o intenso trabalho em escala industrial colocado a serviço de um único objetivo: contar uma história simples e envolvente. Eis aqui um produto feito para durar, por décadas e décadas!
        Ainda hoje Alien, o Oitavo Passageiro está aí para nos mostrar que qualquer obra cinematográfica deve estar ancorada em uma sólida concepção visual, seja uma grande produção de Hollywood, seja um filme independente de baixo orçamento. Aliás, é assim com qualquer produto industrial.

GOSTOU DO MEU TEXTO? ENTÃO APOIE QUEM GERA CONTEÚDO DE QUALIDADE!

Com apenas R$8,00 você participa da minha campanha na Apoia.se e me ajuda a continuar escrevendo novas crônicas. Clique aqui!

Resenha crítica do filme Alien: O Oitavo Passageiro

Data de produção: 1979
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Dan O'Bannon e Ronald Shusett