Minority Report - A Nova Lei: a policia do futuro poderá prever os crimes e evitá-los

Cena do filme Minority Report - A Nova Lei
Minority Report - A Nova Lei: filme dirigido por Steven Spielberg

FICÇÃO CIENTÍFICA ANCORADA EM PERSONAGENS BEM CONTRUÍDOS

Num futuro próximo, a polícia será capaz de prever a ocorrência de um crime e prender seu autor antes que ele o cometa. Uma ideia tão fascista só poderá dar errado! Em Minority Report − A Nova Lei, filme de 2002 dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise, o próprio chefe da polícia acaba perseguido por um crime que ainda vai cometer. O roteiro de Scott Frank e Jon Cohen, baseado num conto de Philip K. Dick, lapidou os personagens e a nossa visão do futuro.
        Philip K. Dick é um às da ficção científica. Além de Blanner Runner escreveu O Vingador do Futuro, Assassinos Cibernéticos, O Vidente, Os Agentes do Destino, Blade Runner 2049 e Minority Report. Esta adaptação para o cinema dirigida por Steven Spielberg é de 2002 – realizada há quase 20 anos, portanto – e oferece relances de como será o nosso dia-a-dia no futuro, mas parte de uma premissa totalmente arbitrária: capaz de prever crimes com a ajuda de três videntes, a polícia prende os autores de assassinatos que ainda não aconteceram. John Anderton, o chefe do “Departamento de Pré-Crime”, aparece numa das visões e passa a ser perseguido por um crime que não tem a menor intenção de cometer.
        No Brasil, o título do filme pode ter soado confuso. É que no jargão administrativo, o tal Minority Report – relatório da minoria – vem a ser um relatório alternativo, apresentado por membros de um comitê que discordam daquele apresentado pela maioria. No filme, como os videntes da polícia pré-crime eram três, se um deles viesse a prever algo diferente dos outros dois, sua visão seria desconsiderada e arquivada como Minority Report. Mas, cá entre nós, nem sempre a decisão correta é aquela defendida pela maioria!
        Quem iniciou os trabalhos de roteirização foi Jon Cohen, criando sua estrutura narrativa e encontrando as soluções para as traquitanas científicas que o conto original apenas insinuava. Mais tarde, Scott Frank assumiu a escrita final e compôs os personagens, criando uma trama complexa e repleta de oportunidades para que Spielberg tivesse uma boa história para contar.
        Tom Cruise segura a barra, com sua tarimba de ator de incontáveis filmes de ação, mas o elenco tem ainda os ótimos Colin Farrell, Samantha Morton e Max von Sydow. A música é assinada pelo indefectível John Williams e a fotografia, por Janusz Kamiński. O diretor de arte Alex McDowell criou um visual bastante crível, que tem ótimas chances de continuar funcionando bem pelos próximos 20 anos.

Resenha crítica do filme Minority Report - A Nova Lei

Data de produção: 2002
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Scott Frank e Jon Cohen
Elenco: 
Tom Cruise, Colin Farrell, Sanmantha Morton e Max von Sydow

Comentários

  1. Só uma curiosidade: o título trata-se de um jargão da era dos computadores nos anos 1950, quando o conto original foi escrito. O relatório minoritário era o resultado descartado quando três computadores (da época) realizavam cálculos complexos. Devido às falhas da tecnologia da época, os três resultados eram comparados como medida de segurança e se dois computadores apresentassem o mesmo resultado, este era considerado confiável e o terceiro resultado era o relatório minoritário. A ideia é explorada brilhantemente durante o filme com uma solução de roteiro magnífica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação! De fato, o título do filme desperta curiosidade e seu comentário esclarece bem. Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Confira também:

Tempestade Infinita: drama real de resiliência e superação

Menina de Ouro: a história de Maggie Fitzgerald é real?

Siga a Crônica de Cinema